Para os campos de velocidade dados abaixo: O campo de escoamento é uni, bi ou tridimensional, e por quê?
(8)

Passo 1

Beleza, vamos dar uma olhada no que a questão tá pedindo. A gente tem um campo de velocidade definido por e precisa descobrir se esse fluxo é unidimensional, bidimensional ou tridimensional. Pra resolver isso, vamos usar conceitos de dinâmica de fluidos, especialmente sobre como as componentes da velocidade dependem das coordenadas espaciais.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que significa um fluxo ser unidimensional, bidimensional ou tridimensional:
  • Unidimensional: A velocidade tem apenas uma componente diferente de zero e essa componente só varia em uma direção.
  • Bidimensional: Existem duas componentes de velocidade não nulas e essas componentes variam em duas direções.
  • Tridimensional: Todas as três componentes de velocidade são não nulas e variam em todas as três direções espaciais.

Passo 3

Agora, vamos analisar o campo de velocidade dado:
Aqui, temos três componentes de velocidade:
  • Componente : , que depende de .
  • Componente : , que depende de e .
  • Componente : , que depende de .

Passo 4

Como todas as três componentes de velocidade são diferentes de zero e cada uma delas depende de pelo menos uma coordenada espacial, precisamos verificar se há variação em uma, duas ou todas as três direções:
  • A componente varia com .
  • A componente varia com e .
  • A componente varia com .

Passo 5

Vamos ver se todas as três componentes variam nas três direções espaciais:
  • A componente só varia com .
  • A componente varia com e , mas não com .
  • A componente varia apenas com .
Como nenhuma das componentes varia simultaneamente em todas as três direções, o fluxo não é tridimensional.

Passo 6

Agora, para determinar se é bidimensional, vamos checar se existe variação em duas direções:
  • A componente varia com e .
  • A componente varia com .
Embora a componente varie em duas direções, a componente varia em uma direção diferente, então não estamos restritos a apenas duas dimensões.

Passo 7

Por fim, como todas as três componentes de velocidade são não nulas e variam em pelo menos uma coordenada espacial, mesmo que não todas em simultâneo, o fluxo é classificado como tridimensional.

Resposta

O fluxo é tridimensional porque todas as três componentes de velocidade são não nulas e variam em pelo menos uma direção espacial.

Exercícios relacionados

Para os campos de velocidade dados abaixo: O campo de escoamento é uni, bi ou tridimensional, e por quê?
(6)
Explique o Teorema de Transporte de Reynolds e deduza corretamente a equação na forma integral da conservação da massa e da quantidade de movimento. Explique cada um dos termos e dê exemplos de quando essas equações podem ser utilizadas.
O fluido em contato direto com uma fronteira sólida estacionária tem velocidade zero; não há deslizamento na fronteira. Então, o escoamento sobre uma placa plana adere à superfície da placa e forma uma camada limite, como mostrado abaixo. O escoamento à montante da placa é uniforme com velocidade . A distribuição de velocidade dentro da camada limite ao longo de é aproximada por . A espessura da camada limite na posição é . O fluido é o ar com massa específica . Supondo que a largura da placa perpendicular ao papel seja , calcule a vazão em massa através da superfície do volume de controle .
Um pequeno tanque cilíndrico com aquecimento elétrico será construído por sobre uma estrutura metálica suspensa em uma planta piloto, objetivando o armazenamento de um aditivo de polimerizaç̧ão a 80 . As dimensões do tanque são 1 m de diâmetro e de altura, construído em chapa de aço carbono (condutividade térmica ) de de espessura. Este tanque receberá uma camada de isolamento térmico de 2 cm de espessura e condutividade térmica . Estimando o coeficiente de convecção no interior do tanque igual a e no exterior igual a e a temperatura ambiente na unidade industrial igual a , dimensionar a potência do dispositivo de aquecimento a ser instalado. Resposta: .