Que característica da reação assegura que sua velocidade responde a um salto de pressão?
Passo 1
Beleza, vamos lá! A questão está perguntando sobre qual característica de uma reação química faz com que a sua velocidade (ou taxa) responda a um “salto de pressão”, ou seja, uma mudança súbita na pressão. Para resolver isso, vamos precisar entender um pouquinho de cinética química, que é a área que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que influenciam essa velocidade.
Passo 2
Primeiro, precisamos lembrar que a velocidade de uma reação depende de vários fatores, como a concentração dos reagentes, a temperatura, a presença de catalisadores, entre outros. No caso específico da pressão, ela está diretamente relacionada à concentração dos reagentes, especialmente se os reagentes estiverem no estado gasoso.
Passo 3
Quando ocorre um salto de pressão em um sistema que envolve gases, a concentração dos reagentes gasosos aumenta ou diminui conforme a pressão aumenta ou diminui, respectivamente. Isso acontece porque, de acordo com a Lei dos Gases Ideais, $ PV = nRT $, onde um aumento na pressão $ P $ (com o volume $ V $ constante) leva a um aumento na quantidade de partículas por unidade de volume, ou seja, na concentração $ [A] $.
Passo 4
Agora, se a velocidade da reação depende da concentração dos reagentes, então uma mudança na pressão que altera essa concentração vai, por sua vez, alterar a velocidade da reação. Por exemplo, para uma reação simples como $ A \rightarrow B $, se a velocidade é dada por $ v = k[A] $, onde $ k $ é a constante de velocidade, um aumento na concentração de $ A $ (devido ao aumento de pressão) fará com que a velocidade $ v $ aumente também.
Passo 5
Portanto, a característica da reação que assegura que sua velocidade responde a um salto de pressão é que a velocidade depende da concentração dos reagentes gasosos. Essa dependência faz com que quaisquer variações na pressão que afetem a concentração resultem em mudanças na velocidade da reação.
Resposta
A característica é que a velocidade da reação depende da concentração dos reagentes gasosos, de modo que variações na pressão alteram essa concentração e, consequentemente, a velocidade da reação.