Como se caracteriza um circuito de primeira ordem?

Passo 1

Então, galera, a gente vai falar sobre como caracterizar um circuito de primeira ordem. Isso está relacionado à eletrônica e eletricidade, mais especificamente aos circuitos elétricos que têm um comportamento específico quando ligados ou desligados. Para resolver isso, vamos precisar entender os componentes básicos desses circuitos, como resistores e capacitores ou indutores, e também o conceito de constante de tempo.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é um circuito de primeira ordem. Um circuito de primeira ordem é aquele que possui apenas um elemento de armazenamento de energia, que pode ser um capacitor © ou um indutor (L), além de resistores ®. Esse tipo de circuito reage a mudanças na tensão ou na corrente de maneira exponencial, ou seja, a resposta muda de forma suave ao longo do tempo.

Passo 3

Um ponto chave para caracterizar esses circuitos é a constante de tempo, representada por τ (tau). A constante de tempo é calculada pela fórmula:
ou
dependendo se o circuito tem um capacitor ou um indutor. Ela nos diz quão rápido o circuito responde a mudanças. Por exemplo, em um circuito RC (resistor-capacitor), a constante de tempo indica quanto tempo leva para o capacitor carregar ou descarregar cerca de 63% da sua carga máxima.

Passo 4

Além da constante de tempo, também observamos a resposta em frequência do circuito. Em um circuito de primeira ordem, a resposta em frequência mostra como o circuito se comporta em diferentes frequências de sinal. Normalmente, esses circuitos atuam como filtros, deixando passar ou atenuando certas frequências com base na sua configuração.

Passo 5

Outro aspecto importante é a equação diferencial que descreve o comportamento do circuito. Para um circuito RC, por exemplo, a equação diferencial de primeira ordem é:
onde é a tensão de entrada, é a tensão no resistor, e é a tensão no capacitor. Resolver essa equação nos dá a resposta do circuito ao longo do tempo.

Resposta

Um circuito de primeira ordem é caracterizado por conter apenas um elemento de armazenamento de energia (como um resistor e um capacitor ou indutor), possuir uma única constante de tempo que determina a rapidez de sua resposta, apresentar uma resposta exponencial a variações de tensão ou corrente, e ser descrito por uma equação diferencial de primeira ordem. Esses circuitos geralmente funcionam como filtros, permitindo ou bloqueando determinadas faixas de frequência.

Exercícios relacionados

Uma carga de 1600 VA possui um fator de potência de 0,65 indutivo para uma tensão de 220 V com frequência de 60 Hz . Calcule:
A potência reativa atual do sistema;

Respostas:

a)
b) Var
c)
d)
Uma carga de 1600 VA possui um fator de potência de 0,65 indutivo para uma tensão de 220 V com frequência de 60 Hz . Calcule:
Qual a capacitância necessária para a corrigir o de para ?

Respostas:

a)
b) Var
c)
d)
Suponha que Vi tem valor de pico 10 V e . Calcule o valor de pico de id e a componente cc de Vo.
Demonstre matematicamente a expressão da resposta completa de um circuito RC e depois de um circuito RL.