Um carro de competição pesando 7120 N atinge uma velocidade de em 400 m. Imediatamente após a sua passagem pelo temporizador luminoso, o motorista abre o paraquedas de frenagem de formato circular (formato de hemisfério com extremidade aberta voltada para o escoamento) com diâmetro de . As resistências do ar e de rolamento do carro podem ser desprezadas e considerando , aceleração da gravidade ; massa específica do ar , calcule: (a) o tempo necessário para que o veículo desacelere para ; (b) se o para-quedas fosse de formato quadrado de lados iguais e de mesma área (modelado, por exemplo, como uma placa plana normal ao escoamento), que mudança haveria na força de arrasto no carro e

Passo 1

Vamos começar resumindo o que a questão pede. Temos um carro de competição que pesa 7120 N e atinge uma velocidade de 430 km/h em 400 metros. Depois disso, o motorista abre um paraquedas de formato hemisférico para frear o carro. Precisamos calcular:
a) O tempo necessário para o veículo desacelerar de 430 km/h para 160 km/h.
b) Como a força de arrasto mudaria se o paraquedas fosse quadrado, mantendo a mesma área.
Para resolver isso, vamos usar conceitos de cinemática e dinâmica dos fluidos, especialmente relacionados à força de arrasto. Vamos precisar converter unidades, aplicar fórmulas de movimento uniformemente variado e entender como a forma do paraquedas influencia na força de arrasto.

Passo 2

Primeiro, vamos resolver a parte (a): calcular o tempo necessário para desacelerar de 430 km/h para 160 km/h.
Conversão de Unidades:
Precisamos converter as velocidades de km/h para m/s.
  • Velocidade inicial ( ):
  • Velocidade final ( ):
Cálculo da Aceleração:
Vamos usar a equação da cinemática que relaciona as velocidades, aceleração e distância:
Onde:
  • é a velocidade final,
  • é a velocidade inicial,
  • é a aceleração (que será negativa, pois é desaceleração),
  • é a distância (400 m).
Reorganizando para encontrar :
Substituindo os valores:
Cálculo do Tempo:
Agora, usamos a equação que relaciona velocidade, aceleração e tempo:
Resolvendo para :
Substituindo os valores:

Passo 3

Agora, vamos resolver a parte (b): determinar como a força de arrasto mudaria se o paraquedas fosse quadrado, mantendo a mesma área.
Força de Arrasto ( ):
A força de arrasto é dada pela fórmula:
Onde:
  • é a massa específica do ar (1,23 kg/m³),
  • é a velocidade do carro,
  • é o coeficiente de arrasto,
  • é a área frontal do paraquedas.
Comparando Formatos:
Para diferentes formas, o coeficiente de arrasto varia. Geralmente:
  • Para um hemisfério, é menor devido à forma arredondada que permite o escoamento mais suave do ar.
  • Para uma placa plana (forma quadrada), é maior porque há mais resistência ao fluxo de ar.
Assumindo que a área permanece a mesma, a diferença na força de arrasto dependerá do coeficiente :
éé
Como é, a força de arrasto será maior para o paraquedas quadrado.
Isso significa que, com um paraquedas quadrado, o carro experimentará uma força de arrasto maior, resultando em uma desaceleração mais rápida.

Resposta

a) O tempo necessário para o veículo desacelerar de 430 km/h para 160 km/h é aproximadamente 4,89 segundos.
b) Se o paraquedas fosse quadrado com a mesma área, a força de arrasto no carro aumentaria, resultando em uma desaceleração mais rápida.

Exercícios relacionados

Um sistema para aquecer água de até envolve a passagem da água através de um tubo de parede espessa com diâmetros interno e externo de 20 e 40 mm . A superficie externa do tubo encontra-se isolada, e aquecimento elétrico no interior da parede fomece uma taxa de geração uniforme . Para uma vazão de , qual deve ser o comprimento do tubo?
Água é bombeada de um tanque (aberto) até um vaso (fechado) com vazão constante de , conforme o esquema apresentado. Os comprimentos dos trechos de canalização entre os manômetros e a bomba são desprezíveis se comparados com o comprimento total da canalização. Calcule o rendimento da bomba e a perda por atrito na canalização. Dados: densidade da água de ; potência da bomba de Watts.
Assinale a afirmação correta, com relação aos mecanismos de transferência de calor. (B) Por convecção, é dependente da viscosidade do fluido, sendo representada por .
Um sistema para aquecer água de até envolve a passagem da água através de um tubo de parede espessa com diâmetros interno e externo de 20 e 40 mm . A superficie externa do tubo encontra-se isolada, e aquecimento elétrico no interior da parede fomece uma taxa de geração uniforme . Se a temperatura da superficie interna do tubo na saida for , qual é o coeficiente de transferėncia de calor por convecção local na saida?