Uma certa substância tem uma massa por mol de 50 g / mol. Quando 314 J são adicionados em forma de calor a uma amostra de 0,6 mols, a temperatura da amostre sobe de 25^circ C para 45^circ C. Qual é o calor específico da substância?

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado nos diz que temos uma substância com massa molar de . Quando adicionamos 314 J de calor a uma amostra de 0,6 mols, a temperatura dela sobe de para . Nosso objetivo aqui é encontrar o calor específico dessa substância. Para isso, vamos usar a fórmula do calor sensível, que relaciona a quantidade de calor adicionada, a massa da substância, o calor específico e a variação de temperatura.

Passo 2

Primeiro, precisamos entender a fórmula do calor sensível:
Q = m cdot c cdot De
Onde:
  • é a quantidade de calor (em Joules),
  • é a massa da substância (em gramas),
  • é o calor específico (em ),
  • é a variação de temperatura (em ).
Mas olha só, a gente tem a quantidade de mols e a massa molar. Então, vamos primeiro calcular a massa da amostra.

Passo 3

A massa molar ( m = n cdot M = 0,6 , mol times 50 , g/mol = 30 , g ) é de e temos 0,6 mols. Então, a massa ( ) é:

Passo 4

Agora, vamos calcular a variação de temperatura ( De):

Passo 5

Com os valores de c = Qm cdot De, e conhecidos, podemos reorganizar a fórmula para resolver o calor específico ( ):

Passo 6

Substituindo os valores na fórmula:
c = 314 , J30 , g times 20^circ C = 314600 , Jg cdot ^circ C approx 0,523 , Jg cdot ^circ C

Resposta

O calor específico da substância é aproximadamente .

Exercícios relacionados

Uma tubulação de água com diâmetro D transporta água para o porão de uma casa com velocidade V e pressão P. Considere que o diâmetro da tubulação é reduzido até metade de seu valor quando a tubulação sobe até a altura H em relação ao porão. Obtenha a condição sobre H e V para que a água chegue até a altura H com pressão que é metade de P.
Podemos modelar de forma razoável uma lâmpada incandescente de 75 W como uma esfera de 60 cm de diâmetro. Tipicamente, somente cerca de 5 % da energia vai para a luz visível; o restante vai em grande parte, para a radiação infravermelha não visível.
Qual é a intensidade da luz visível ( em W / m^2 ) na superfície da lâmpada?
Um pedaço de alumínio de 25 kg ( cAl=900 J / kg. K ) é aquecido até 92^circ C e mergulhado em 8 kg de água ( c água =4190 J / kg Ká ) a 5^circ C. Supondo que o sistema está termicamente isolado, qual a temperatura de equilíbrio?
O cinzel de um cortador de pedra tem uma área de aresta de 0,7 cm 2. Se 2 pontos o cinzel for atingido com uma força de 42 N , qual será a pressão exercida sobre a pedra?
600 N / m 2
30.000 N / m 2
300.000 N / m 2
600.000 N / m 2
6.000 N / m 2