Classifique as afirmações a seguir em verdadeira ou falsas e justifique ou corrija as falsas. A menos que especificado o contrário, assuma que temperatura, pressão e concentrações iniciais se mantém constantes.
Para uma reação em duas etapas A B C, se a conversão de B em C é muito mais rápida que a conversão de A em B, a lei de velocidade será determinada pela reação de conversão de A em B.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O exercício pede para a gente analisar uma afirmação sobre reações químicas em duas etapas: A B C. A matéria aqui é Cinética Química, que estuda a velocidade das reações e como elas acontecem. A gente vai precisar entender sobre leis de velocidade e o que determina qual etapa da reação é mais importante para essa velocidade.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar o que é uma “lei de velocidade”. Basicamente, ela nos diz como a velocidade da reação depende das concentrações dos reagentes. Em uma reação de duas etapas, como A B C, temos duas leis de velocidade: uma para cada etapa.

Passo 3

Agora, a afirmação diz que se a conversão de B em C é muito mais rápida que a de A em B, então a lei de velocidade será determinada pela reação de A em B. Isso significa que a primeira etapa é a mais lenta e limita a velocidade total da reação.

Passo 4

Isso faz sentido! Na Cinética Química, a etapa mais lenta é chamada de “etapa determinante” ou “etapa limitante”. Ela controla a velocidade total da reação porque as etapas rápidas não impedem que a reação aconteça mais rapidamente se possível. Então, se B C é rápida, ela não vai atrasar a formação de C, e a velocidade será governada por quanto rápido A se transforma em B.

Resposta

Verdadeira. Quando a conversão de B em C é muito mais rápida que a de A em B, a lei de velocidade é determinada pela reação de conversão de A em B.

Exercícios relacionados