Classifique cada uma das afirmativas a seguir como verdadeira (V) ou falsa (F):
( ) A carga nuclear sofrida por um elétron depende da sua distâncla do núcleo e do número de elétrons mais internos.
( ) A carga nuclear sofrida por um elétron depende da sua distâncla do núcleo e do número de elétrons mais internos.
Passo 1
Beleza, vamos lá! A gente tem uma afirmação para classificar como verdadeira (V) ou falsa (F). A afirmação diz:
“A carga nuclear sofrida por um elétron depende da sua distância do núcleo e do número de elétrons mais internos.”
Vamos tratar desse assunto usando conceitos de estrutura atômica, especificamente sobre carga nuclear efetiva. Para resolver isso, vamos entender o que é carga nuclear efetiva e como a distância e os elétrons internos influenciam essa carga.
Passo 2
Primeiro, vamos falar sobre carga nuclear. É a força que o núcleo (composto por prótons) exerce sobre os elétrons ao seu redor. Quanto mais prótons no núcleo, maior a carga nuclear.
Passo 3
Agora, a gente precisa entender o que é carga nuclear efetiva. Nem toda a carga nuclear é “sentida” por um elétron específico porque outros elétrons podem “blindar” ou “interceptar” parte dessa carga. Essa blindagem é causada pelos elétrons que estão mais próximos do núcleo, ou seja, os elétrons internos.
Passo 4
A distância do elétron ao núcleo também é importante. Quanto mais longe o elétron está do núcleo, menor a força da atração que ele sente. Isso ocorre porque a força elétrica diminui com o aumento da distância, seguindo a lei do inverso do quadrado.
Passo 5
Então, juntando tudo: a carga nuclear efetiva experimentada por um elétron depende tanto da distância dele ao núcleo quanto do número de elétrons que estão mais internos, que fazem essa blindagem. Quanto mais elétrons internos, maior a blindagem e menor a carga efetiva sentida pelo elétron externo.
Resposta
Verdadeira (V).