Classifique o tipo de ligação que pode ser formado como resultado de cada uma das seguintes sobreposições de orbitais atômicos:
(a)
(b)
© (lado a lado)
(d) (segundo o mesmo eixo)
(e) s - sp (segundo o mesmo eixo)

Passo 1

Beleza, vamos lá! Você me pediu para classificar o tipo de ligação formado por diferentes sobreposições de orbitais atômicos. Isso está relacionado à Química, mais especificamente à Teoria dos Orbitais Moleculares. Para resolver isso, vamos precisar entender como os orbitais s e p interagem para formar ligações químicas, e que tipos de ligações resultam dessas interações.

Passo 2

Primeiro, vamos olhar para a parte (a): s-s. Aqui estamos falando de dois orbitais s se sobrepondo. Os orbitais s são esféricos, o que facilita uma sobreposição direta.
Quando dois orbitais s se sobrepõem, eles formam uma ligação sigma (σ). As ligações sigma são ligações fortes e estáveis que ocorrem ao longo do eixo que conecta os núcleos dos átomos.

Passo 3

Agora, na parte (b): s-p. Temos um orbital s se sobrepondo com um orbital p. Os orbitais p têm uma forma mais alongada e direcionada em relação aos orbitais s.
A sobreposição entre um orbital s e um orbital p também resulta em uma ligação sigma (σ), porque a sobreposição ocorre diretamente ao longo do eixo entre os núcleos dos átomos.

Passo 4

Vamos para a parte ©: p-p (lado a lado). Aqui, dois orbitais p estão se sobrepondo lateralmente, ou seja, de lado a lado.
Quando dois orbitais p se sobrepõem lateralmente, eles formam uma ligação pi (π). As ligações pi são geralmente mais fracas que as sigma e ocorrem acima e abaixo do eixo principal da ligação sigma.

Passo 5

Na parte (d): p-p (segundo o mesmo eixo). Neste caso, os orbitais p estão se sobrepondo de forma alinhada ao mesmo eixo.
Essa sobreposição alinhada resulta novamente em uma ligação sigma (σ), já que a sobreposição ocorre diretamente ao longo do eixo que conecta os núcleos dos átomos.

Passo 6

Por último, na parte (e): s-sp (segundo o mesmo eixo). Aqui, temos um orbital s sobrepondo com um orbital sp.
Os orbitais híbridos sp têm características combinadas de orbitais s e p, permitindo uma sobreposição direta.
Isso leva à formação de uma ligação sigma (σ), similar às anteriores, pois a sobreposição é direta ao longo do eixo dos núcleos.

Resposta

Resumindo, os tipos de ligação formados são:
(a) σ (sigma)
(b) σ (sigma)
© π (pi)
(d) σ (sigma)
(e) σ (sigma)

Exercícios relacionados

Dê a estrutura de Lewis dos seguintes compostos:
(a)
(b)
©
(d)
(e)
0 esquema a seguir representa uma partícula de massa igual a , sujeita à ação exclusiva das forças e , perpendiculares. Sabendo que e . Determine a aceleração a desse corpo, seu módulo e a direção em relação à direção da força .
Nas seguintes espécies, desenhe as estruturas de Lewis, prediga o arranjo e dê a hibridização de cada uma.
(a)
(b)
©
(d)
(e)
(f)
(g)
Defina momento de dipolo elétrico. Quais são as unidades e o qual o símbolo usado?