Como o coeficiente combinado de transferência de calor é definido? Que comodidade ele oferece nos cálculos de transferência de calor?

Passo 1

Então, a gente precisa entender o que é o coeficiente combinado de transferência de calor e como ele facilita os cálculos nessa área. Vamos mergulhar um pouco no estudo da transferência de calor e ver como esse coeficiente combinado é definido e por que ele é tão útil.

Passo 2

Primeiro, vamos definir o coeficiente combinado de transferência de calor. Ele é representado pela letra e é usado para simplificar a análise de sistemas onde o calor passa por várias camadas ou resistências. A fórmula básica para o coeficiente combinado é:
Aqui, e são os coeficientes de transferência de calor por convecção nas superfícies internas e externas, respectivamente, é a espessura da parede do material pelo qual o calor está se transferindo, e é a condutividade térmica do material.

Passo 3

Agora, por que a gente usa esse coeficiente combinado? A principal vantagem é que ele simplifica bastante os cálculos quando temos múltiplas barreiras para a transferência de calor, como camadas de isolamento, camadas metálicas, etc. Em vez de calcular o efeito de cada camada individualmente, a gente combina todas essas resistências térmicas em um único coeficiente . Isso torna os cálculos mais rápidos e menos complicados.

Passo 4

Além disso, o coeficiente combinado permite comparar diferentes materiais ou sistemas de isolamento de forma mais direta. Por exemplo, se você quer saber qual material oferece melhor isolamento térmico, basta comparar os valores de : quanto menor o , melhor o isolamento, pois menos calor está sendo transferido.

Resposta

O coeficiente combinado de transferência de calor ( ) é definido como a soma das resistências térmicas individuais de cada camada envolvida na transferência de calor. Ele oferece a comodidade de simplificar os cálculos, permitindo que múltiplas barreiras térmicas sejam tratadas como uma única resistência equivalente, facilitando assim a análise e o design de sistemas térmicos.

Exercícios relacionados

Um capacitor de placas paralelas tem área A e distância d entre as placas. Uma lâmina metálica de espessura a ( obviamente) é inserido na metade da distância entre as placas. Ache a capacitância final.
Para desembaçar a janela traseira de um automóvel, um elemento fino e transparente de aquecimento é ligado à superfície interna da janela. O fluxo de calor uniforme de é fornecido para o elemento de aquecimento desembaçar a janela traseira com espessura de 5 mm. A temperatura interior do automóvel é , e o coeficiente de transferência de calor por convecção é 15 . A temperatura ambiente fora está a , e o coeficiente de transferência de calor por convecção é . Considerando que a condutividade térmica da janela é , determine a temperatura da superfície interna da janela.
Um bocal é alimentado com água a 250 kPa e e descarrega o fluido a 100 kPa . A área de seção de descarga do bocal é igual a e a eficiência isoentrópica do bocal é de . Desprezando a energia cinética do escoamento na seção de alimentação do bocal. Determine a velocidade de descarga no bocal ideal e a vazão em massa no bocal real. Resp.
O asfalto de uma estrada está inicialmente na temperatura uniforme de 55 . De repente, a temperatura da superfície da estrada é reduzida a devido à chuva. Determine a temperatura na profundidade de 3 cm da superfície da estrada e o fluxo de calor transferido na estrada depois de 60 minutos. Suponha que a temperatura da superfície da estrada é mantida a .