Complete o quadro com as equações e usando os dados de
, calcule a Energia de Rede pelo ciclo de Born-Haber para o
.
Equações
Espécie
Formada
espécie
178,2
589,8
1185,4
77,5
Equações |
|
|
||||
|
178,2 | |||||
|
589,8 | |||||
|
1185,4 | |||||
|
77,5 | |||||
|
|
|||||
|
|
|||||
|
|
Passo 1
Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente precisa completar o quadro com as equações e, usando os dados de
, calcular a Energia de Rede do
usando o ciclo de Born-Haber. Para isso, vamos precisar entender alguns conceitos de termodinâmica e química iônica, como entalpia de formação, ionização e afinidade eletrônica.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar o que é o ciclo de Born-Haber. Ele é uma ferramenta que nos ajuda a calcular a energia de rede de um composto iônico usando a Lei de Hess. Basicamente, a energia de rede é a energia liberada quando os íons gaseificados se formam em um sólido iônico.
Passo 3
Vamos identificar as etapas envolvidas no ciclo de Born-Haber para o
:
-
Sublimação do cálcio sólido para gaseificado:Isso é chamado de entalpia de sublim ação.
-
Ionização do cálcio gaseificado:Aqui, precisamos remover dois elétrons, então usamos a segunda ionização.
-
Dissociação do flúor gasoso:Essa é a energia de dissociação do flúor molecular.
-
Afinidade eletrônica do flúor:Como temos 2 átomos de flúor, multiplicamos por 2:
-
Formação do
sólido a partir dos íons gaseificados:
Passo 4
Agora, vamos aplicar a Lei de Hess, que nos diz que a soma das variações de entalpia dessas etapas deve ser igual à entalpia de formação do
. A equação fica assim:
Substituindo os valores fornecidos:
Passo 5
Vamos somar os valores conhecidos:
Então, temos:
Passo 6
Para encontrar a Energia de Rede (
), isolamos essa variável:
Resposta
A Energia de Rede do
é
.