Qual a concentraçăo em massa ( ). a se pгeparaг uma soluçẵ com 20 g de hidrúxido de potássio (KDH) em água suficiente para formar 500 mL de solução?

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão pede pra gente calcular a concentração em massa (g/L) de uma solução que vamos fazer com 20 g de hidróxido de potássio (KOH) dissolvidos em água para totalizar 500 mL de solução. A gente vai usar conceitos de concentração em massa e saber como converter unidades pra resolver isso.

Passo 2

Primeiro, precisamos entender o que é concentração em massa. Ela é definida como a quantidade de massa do soluto (nesse caso, o KOH) dividida pelo volume da solução. A fórmula é:
çã

Passo 3

Agora, temos que garantir que todas as unidades estejam corretas. A massa do soluto já está em gramas (20 g), mas o volume da solução está em mililitros (500 mL). Como a concentração pede em gramas por litro (g/L), vamos converter 500 mL para litros.
Sabemos que:
Então,

Passo 4

Agora que temos todas as unidades alinhadas, podemos aplicar na fórmula da concentração:

Passo 5

Fazendo a divisão:

Resposta

A concentração em massa da solução é de 40 g/L.

Exercícios relacionados

A reação entre o ácido salicílico e o anidrido acético origina o composto
Determine o rendimento aproximado do processo quando são obtidos de aspirina a partir de de ácido salicílico.
a)
b)
c)
d)
e)
Existem diversas formas de sintetizar amônia, sendo uma delas apresentada na reação abaixo.
Se utilizarmos 250 g de e obtivermos 113.84 g de , qual foi o rendimento percentual dessa reação? Dadas as massas molares em .
a) 100
b) 90
c) 85
d) 81
e) 75
Qual a massa de sulfata de sódio пecessária para pгeparaг 200 mL de uma soluçãa deste soluta?
Foram misturados 500 mL de uma soluçäa de com 50 mL de uma soluçăo de CaCl2. verificandם-se a formação de um precipitado. Calcule as concentraçães dos ínns no equilíbrio, em solução, e a massa do precipitado.