Qual é a condição para que seja possível o produto entre duas matrizes? (1 ponto)

Passo 1

Beleza, o enunciado pede pra gente descobrir qual é a condição necessária pra multiplicar duas matrizes. A gente vai usar conceitos de álgebra linear e vai precisar lembrar como as dimensões das matrizes funcionam quando a gente faz multiplicação.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que a multiplicação de matrizes só funciona se o número de colunas da primeira matriz for igual ao número de linhas da segunda. Por exemplo, se a primeira matriz A tem dimensão e a segunda matriz B tem dimensão , então pra existir, precisamos que .
Isso acontece porque, para multiplicar, cada elemento da linha de A precisa ter um correspondente na coluna de B para fazer aquelas multiplicações e somas que formam o novo elemento na matriz resultado.

Resposta

A condição para multiplicar duas matrizes é que o número de colunas da primeira matriz seja igual ao número de linhas da segunda matriz.

Exercícios relacionados

Ache o domínio, a imagem e desenhe o gráfico das funções abaixo.
Um aterro a ser construído sobre um perfil que contém uma camada de argila tem a exigência de ter uma cota definida após a ocorrência do recalque. Devido a essa exigência, a equação a ser utilizada tem o próprio valor do recalque em ambos os lados da equação. Nesses casos quando não se tem como isolar a variável dependente, qual o procedimento numérico para a solução do problema? (1 ponto)
Considere a equação
Encontre todos os pontos críticos da equação (ii). Observe que não existe ponto crítico se , existe um ponto crítico se e existem dois pontos críticos se .
Considere a realização de ensaios de compressão triaxial do tipo adensado e drenado (CD) em corpos de prova extraídos de amostras indeformadas de diferentes tipos de solos. É possível que se obtenham curvas tensão desvio x deformação axial que apresentem a mesma tensão desvio de ruptura, mas que apresentem diferentes rigidezes? Explique. (1 ponto)