Em condições normais, o pH dos líquidos extracelulares é levemente alcalino, permanecendo entre 7,35 e 7,45. O pH normal do sangue arterial é 7,4. Sempre que o sangue arterial estiver abaixo de 7,4, tem-se um quadro de acidose e, quando estiver acima desse valor, um quadro de alcalose. O pH de 7,4 é mantido por um sistema muito sensível que inclui principalmente os íons hidrogenocarbonato e em equilíbrio com água e :
É CORRETO afirmar que:
A) durante os exercícios físicos, é produzido muito rapidamente no tecido muscular, deslocando assim o equilíbrio para a direita.
B) um ataque de histeria ou de ansiedade pode levar uma pessoa a respirar muito rapidamente, acarretando uma perda de uma quantidade maior de pelos pulmões, deslocando o equilíbrio para a esquerda.
C) a adição de uma base no organismo desloca o equilíbrio para a direita.
D) a adição de um ácido no organismo desloca o equilíbrio para a direita.
E) quando o deixa o sangue, diminui a quantidade de ácido carbônico e, em consequência, o pH tende a diminuir.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado fala sobre o pH do sangue e como o corpo mantém esse equilíbrio usando íons como o hidrogenocarbonato (⁻HCO₃) e o íon hidroxônio (H₃O⁺). Para resolver essa questão, precisamos entender como esses íons interagem e como diferentes situações podem deslocar o equilíbrio químico para a direita ou para a esquerda. Vamos analisar cada alternativa para ver qual está correta.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que significa “deslocar o equilíbrio para a direita ou para a esquerda”. No equilíbrio químico, se deslocar para a direita significa que os reagentes estão se transformando mais em produtos, e para a esquerda, os produtos voltam a formar reagentes. Isso afeta a concentração de íons e, consequentemente, o pH.

Passo 3

Agora, vamos analisar a opção B: “um ataque de histeria ou de ansiedade pode levar uma pessoa a respirar muito rapidamente, acarretando uma perda de uma quantidade maior de CO₂ pelos pulmões, deslocando o equilíbrio para a esquerda.”
Quando respiramos rápido, exalamos mais CO₂. Menos CO₂ no sangue faz com que a reação do equilíbrio se desloque para a esquerda para compensar a diminuiç��o, formando mais H₃O⁺ e HCO₃⁻. Isso ajuda a manter o pH estável. Portanto, essa afirmação está correta.

Passo 4

Vamos verificar as outras opções para garantir que a B seja realmente a correta:
  • A) Durante exercícios físicos, o CO₂ realmente é produzido rápido nos músculos, mas isso desloca o equilíbrio para a esquerda, não para a direita.
  • C) A adição de uma base no organismo desloca o equilíbrio para a esquerda para consumir os H⁺, não para a direita.
  • D) A adição de um ácido desloca o equilíbrio para a esquerda para consumir a base, não para a direita.
  • E) Quando o CO₂ sai do sangue, diminui o ácido carbônico, o que aumenta o pH (tornando mais alcalino), não diminui.

Resposta

A alternativa correta é a B.

Exercícios relacionados

Enquanto os valores das concentrações de e de indicam o caráter ácido e básico de soluções aquosas expressas por potências negativas, o pH e o pOH identificam a acidez e a basicidade, de determinado meio aquoso por números positivos, de forma mais prática.
Assim, a concentração hidrogeniônica do suco de laranja é, aproximadamente, , e o fluido gástrico apresenta pH igual a 2,0. Levando-se em consideração essas informações sobre os critérios de acidez e basicamente, é correto afirmar:
A) A concentração de no fluido gástrico é zero.
B) O pOH do suco de laranja é igual, aproximadamente, a .
C) O pH de uma solução aquosa de ácido cresce com o aumento da acidez.
D) A ingestão de suco de laranja em jejum causa aumento de acidez e do pH do fluido gástrico.
E) O pH igual a 4 indica que o suco de laranja possui acidez menor que o do fluido gástrico.
No cultivo de plantas um dos aspectos mais importantes é o pH do solo, o qual pode afetar o comportamento delas. As hortênsias, por exemplo, quando cultivadas em solos de características ácidas apresentam flores azuis e em solos de características básicas flores rosas. Sabe-se que o pH do solo varia de acordo com a sua origem/composição como descrito na tabela abaixo. Em que tipos de solos as hortênsias produzirão flores azuis?
Origem pH
Solos humiferos 3,5
Solos arenosos 6,0
Solos vulcânicos
Solos calcários 9,0
A) Apenas nos solos calcários.
B) Nos solos humíferos e arenosos.
C) Apenas nos solos vulcânicos.
D) Apenas nos solos humíferos.
E) Nos solos vulcânicos e calcários.
Há um lago na Tanzânia, África, com um segredo mortal: ele transforma qualquer animal que o toca em pedra. O raro fenômeno é causado pela composição química do lago. Suas águas possuem um pH extremamente alcalino, entre 9 e 10,5, sendo tão cáustico que pode queimar a pele e os olhos dos animais não adaptados a ele. A alcalinidade da água vem dos minerais que correm para o lago a partir das colinas circundantes.
Entre os componentes listados abaixo, qual se adequa como constituinte natural para contribuir com as características citadas no texto?
A) NaBr
B) NaCl
C)
D)
E)
Com o aumento da demanda por alimentos e a abertura de novas fronteiras agrícolas no Brasil, faz-se cada vez mais necessária a correção da acidez e a fertilização do solo para determinados cultivos. No intuito de diminuir a acidez do solo de sua plantação (aumentar o pH), um fazendeiro foi a uma loja especializada para comprar conhecidos insumos agrícolas, indicados para essa correção. Ao chegar à loja, ele foi informado que esses produtos estavam em falta. Como só havia disponíveis alguns tipos de sais, o fazendeiro consultou um engenheiro agrônomo procurando saber qual comprar.
O engenheiro, após verificar as propriedades desses sais, indicou ao fazendeiro o
A) KCl
B)
C)
D)
E)