Considerando dois eventos A e B , qual a probabilidade condicional se:
b) A e B são eventos independentes.

Passo 1

Vamos resolver a probabilidade condicional sabendo que os eventos e são independentes. Aqui, estamos trabalhando com o conceito de probabilidade condicional e independência de eventos na matéria de Probabilidade.

Passo 2

Primeiro, vamos relembrar o que significa a probabilidade condicional . Ela representa a probabilidade de ocorrer o evento dado que o evento já aconteceu. A fórmula geral para calcular isso é:
onde é a probabilidade de ambos os eventos e ocorrerem juntos.

Passo 3

Agora, como os eventos e são independentes, isso significa que a ocorrência de um não afeta a ocorrência do outro. Em termos de probabilidade, para eventos independentes, temos:
Isso simplifica bastante a nossa equação para a probabilidade condicional.

Passo 4

Substituindo na fórmula da probabilidade condicional, ficamos com:
Aqui, o no numerador e denominador se cancelam, restando apenas .

Passo 5

Portanto, quando os eventos e são independentes, a probabilidade condicional é igual à probabilidade de ocorrer sozinho, ou seja:

Resposta

A probabilidade condicional é igual a .

Exercícios relacionados

Em uma fábrica de peças, as máquinas e C produzem 40,50 e 10 por cento do total produzido, respectivamente. Da produção de cada máquina 3,5 e 2 por cento, respectivamente, são peças defeituosas. Escolhida ao acaso uma peça da produção conjunta das três máquinas,qual a probabilidade da peça escolhida ser defeituosa? (R: 0,039)
Considere dois eventos A e B, mutuamente exclusivos (disjuntos), com e . Calcule:
(a) .
Indique as regras (ou postulados/axiomas) de probabilidade que são violados pelas seguintes afirmações, expressando também simbolicamente na linguagem de eventos:
a) A probabilidade de uma casa ser vendida na próxima semana é 0,1 enquanto a probabilidade de não o ser é 0,92 ;
Indique as regras (ou postulados/axiomas) de probabilidade que são violados pelas seguintes afirmações, expressando também simbolicamente na linguagem de eventos:
f) A probabilidade de um estudante ser aprovado em Estatística é de 0,67 e a probabilidade de ele ser aprovado em Estatística e em Cálculo Numérico é de 0,72.