Considerando que o módulo de elasticidade volumétrica da água é E=2,22 times 10^9 Pa, determine a variação de pressão necessária para reduzir o volume da água em 0,1 %. Resposta: De

Passo 1

Vamos entender o que o problema está pedindo. Temos o módulo de elasticidade volumétrica da água, que nos diz o quanto a água resiste a mudanças de volume quando uma pressão é aplicada. Precisamos descobrir qual variação de pressão é necessária para reduzir o volume da água em 0,1%. Para resolver isso, vamos usar a fórmula do módulo de elasticidade volumétrica e relacionar a pressão com a variação de volume.

Passo 2

Primeiro, vamos relembrar a definição do módulo de elasticidade volumétrica ( E = De). Ele é dado pela fórmula:
Onde:
  • é a variação de pressão,
  • é a mudança no volume,
  • é o volume inicial.
Queremos encontrar , então vamos isolar essa variável na fórmula.

Passo 3

Rearranjando a fórmula para encontrar De:
Agora, precisamos dos valores de e de .

Passo 4

Sabemos que:
  • De
  • A redução de volume é de 0,1%, ou seja,
Substituindo esses valores na fórmula:

Resposta

De

Exercícios relacionados

A vazão de água numa tubulação de grande porte é igual a 1200 galões / minuto. Qual é o valor desta vazão em m^3 / s e em litros / minuto.
A viscosidade cinemática de um óleo leve é 0,033 m^2 / s e a sua densidade é 0,86 . Determinar o peso específico do óleo e a sua viscosidade dinâmica. A massa específica da água é aproximadamente 1000 kg / m^3. Respostas: peso especifico =8428 N / m^3; viscosidade dinâmica =28,38 kg / m s
Descrever, em linhas gerais, os processos de transporte de massa, energia e quantidade de movimento, identificando as variáveis necessárias para caracterização de cada processo.
Um copo contém água até a altura de 5,0 cm. Um canudo de 10,0 cm de comprimento se encontra dentro do copo, fazendo um ângulo com a horizontal de 60^circ. Determinar a pressão que deve existir no topo do canudo para que se possa começar a beber a água. Expressar sua resposta em psig e psia. (A pressão atmosférica local é 14,7 psia).