Considere os campos de velocidade bidimensionais listados a seguir. Verifique quais dos campos são de escoamento incompressíveis.
(a)
(b)

Passo 1

Primeiro, vamos entender a questão. Temos dois campos de velocidade bidimensionais e precisamos verificar quais deles correspondem a escoamentos incompressíveis. Para isso, vamos utilizar o conceito de divergência do campo de velocidade, que, se for zero, indica que o escoamento é incompressível.

Passo 2

Vamos analisar o item (a): , .
Para determinar se o escoamento é incompressível, calculamos a divergência do campo de velocidade:
Calculando as derivadas parciais:
Somando as derivadas:
Como a divergência não é zero ( ), o escoamento não é incompressível.

Passo 3

Agora, vamos analisar o item (b): , .
Novamente, calculamos a divergência do campo de velocidade:
Calculando as derivadas parciais:
Somando as derivadas:
Como a divergência é zero, o escoamento é incompressível.

Resposta

Apenas o campo de velocidade do item (b) é de escoamento incompressível.

Exercícios relacionados

Solução de açúcar é aquecida em um grande recipiente encamisado feito de aço inoxidável, com 1,6 mm de espessura da parede. Calor é fornecido por condensação de vapor a 200 kPa manométrico de pressão no espaço por onde circula o vapor. Os coeficientes de transferência superficiais são, para o vapor condensado e para a solução de açúcar, 12.000 e respectivamente, e a condutividade térmica do aço inoxidável é . Determine a quantidade de vapor que é condensado por segundo se a superfície de transferência é de e a temperatura da solução de açúcar é . (0,068 .
Um recipiente esférico metálico de parede delgada é utilizado para armazenar nitrogênio líquido a 77 K . O recipiente possui um diâmetro de e é revestido com uma camada de um isolamento térmico refletivo composto de pó de sílica com vácuo nos interstícios ( ). O isolamento tem 25 mm de espessura e sua superfície externa está exposta ao ar ambiente a 300 K . O coeficiente de transferência de calor por convecção é . K. O calor latente de vaporização e a massa específica do nitrogênio líquido são e , respectivamente. a) Qual a taxa de transferência de calor para o nitrogênio líquido? b) Qual a taxa de perda de líquido por evaporação (litros/dia)? (R: 13,06 W; 7 litros/dia).
Um tubo de aço de 5 cm de diâmetro externo é coberto com de amianto ( ) seguido de uma camada de de fibra de vidro ( ). A temperatura da parede do tubo é , e a temperatura externa do isolamento é . Calcule a temperatura da interface entre o amianto e a fibra de vidro.
Vapor saturado, a 0,276 MPa ( ), escoa pelo interior de um tubo de aço ) tendo um raio interno de e um raio externo 2,67 cm. Os coeficientes convectivos nas superfícies interna e externa do tubo são e , respectivamente. O ar circundante está a 294 K . Encontre a perda de calor por metro de tubo sem revestimento e para um tubo tendo um isolante de de magnésia ) com de espessura em sua superfície externa.