Considere uma máquina que apresenta, em média, uma peça com defeito a cada 100 peças fabricadas. Qual a probabilidade de em um lote de 200 peças fabricadas por essa máquina apresentar:
a) nenhuma peça defeituosa? R.:

Passo 1

Beleza, então a gente tem uma máquina que, em média, dá uma peça com defeito a cada 100 produzidas. O que a gente quer saber é qual a chance dessa máquina fabricar 200 peças e nenhuma delas ter defeito. Para resolver isso, vamos usar a teoria das probabilidades, especificamente a Distribuição de Poisson, que é ótima para calcular a probabilidade de um certo número de eventos ocorrer em um intervalo fixo, quando esses eventos são raros.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular a média de defeitos esperado nesse lote de 200 peças. Como a máquina faz, em média, 1 peça defeituosa a cada 100, para 200 peças, a média (λ) vai ser:
ç
Isso significa que, em média, esperamos 2 peças defeituosas nesse lote de 200.

Passo 3

Agora, vamos usar a fórmula da Distribuição de Poisson para calcular a probabilidade de exatamente 0 peças defeituosas. A fórmula da Poisson é:
Onde:
  • é a probabilidade de exatamente eventos ocorrerem.
  • é a média de eventos.
  • é a base dos logaritmos naturais (~2,71828).
  • é o fatorial de .
No nosso caso, queremos :

Passo 4

Vamos calcular :

Resposta

Exercícios relacionados

Um determinado artigo é vendido em caixa a preço de R cada. É característica de produção que destes artigos sejam defeituosos. Um comprador fez a seguinte proposta: de cada caixa escolhe-se 25 artigos, ao acaso, e paga por caixa:
  • R , se nenhum artigo, dos selecionados, for defeituoso;
  • R$ 17,00, se um ou dois artigos forem defeituosos;
  • R$ 10,00, se três ou mais forem defeituosos.
    O que é melhor para o fabricante: manter o seu preço de por caixa ou aceitar a proposta do consumidor? R.: manter
Por experiência, você sabe que a probabilidade de que você fará uma venda em qualquer telefone dado é 0,23 . Encontre a probabilidade de que sua primeira venda ocorra na sexta ou na sétima ligação. (Resposta: 0,1102)
Em uma determinada população, a probabilidade de um indivíduo ter sangue Rh negativo é de 0,10 . Qual é a probabilidade de 4 indivíduos dessa população, que se apresentarem para o exame de sangue, serem todos Rh negativo? (Resposta: 0,0001)
Prove que .