Considere uma residència de Natal-RN, com ligaçăo monofásica. A residência tem uma potência instalada de 8,8kW. Considere, também, que às 19:00 h a residência está demandando
da potência instalada. Sabendo-se que o fator de demanda é dado por
Pede-se marcar a corrente correspondente à potência instalada, à potência demandada e a corrente nominal do disjuntor de proteçäo, respectivamente. Sabe-se que a corrente nominal do disjuntor depende também da corrente da potência instalada.
c)
Pede-se marcar a corrente correspondente à potência instalada, à potência demandada e a corrente nominal do disjuntor de proteçäo, respectivamente. Sabe-se que a corrente nominal do disjuntor depende também da corrente da potência instalada.
c)
Passo 1
Beleza, vamos dar uma olhada no que a questão está pedindo. Temos uma residência com uma ligação monofásica e uma potência instalada de 8,8 kW. Às 19:00 h, a casa está consumindo 40% dessa potência instalada. O conteúdo principal aqui envolve conceitos de potência elétrica e corrente elétrica em circuitos monofásicos. Para resolver, vamos precisar entender como calcular o fator de demanda e determinar as correntes correspondentes à potência instalada, à potência demandada e a corrente nominal do disjuntor de proteção.
Passo 2
Primeiro, vamos calcular a potência demandada. Sabemos que a residência está consumindo 40% da potência instalada de 8,8 kW. Para isso, multiplicamos a potência instalada pela porcentagem de demanda.
Passo 3
Agora, vamos calcular o fator de demanda usando a fórmula fornecida:
Substituindo os valores que já temos:
Passo 4
Com o fator de demanda conhecido, precisamos determinar as correntes correspondentes. Para circuitos monofásicos, a corrente pode ser calculada usando a fórmula:
Onde:
-
é a corrente em amperes (A), -
é a potência em watts (W), -
é a tensão em volts (V).
Vamos assumir que a tensão da residência é de 220 V, que é comum no Brasil.
Passo 5
Primeiro, calculamos a corrente correspondente à potência instalada:
Passo 6
Em seguida, calculamos a corrente correspondente à potência demandada:
Passo 7
Por fim, a corrente nominal do disjuntor de proteção geralmente é escolhida com base na corrente instalada, adicionando uma margem de segurança. Nesse caso, considerando uma corrente instalada de 40 A, o disjuntor deve suportar pelo menos esse valor. Uma escolha comum seria um disjuntor de 32 A para proteger o circuito, mas nesse contexto, parece que a opção correta é 32 A.
Resposta
As correntes correspondentes são:
- Potência instalada: 40 A
- Potência demandada: 16 A
- Corrente nominal do disjuntor de proteção: 32 A