Considere as seguintes afirmações a respeito dos processos de eletrização:
I.Na eletrização por contato, os corpos ficam eletrizados com cargas de mesmo sinal.
II.Na eletrização por atrito, os dois corpos ficam carregados com cargas iguais, porém de sinais contrários.
III. No processo de indução eletrostática, o corpo induzido se eletrizará sempre com cargas de sinal contrário às do indutor.
Com a relação as três afirmativas acima, podemos dizer que:
a)Somente II e III são verdadeiras.
b)I, Il e III são verdadeiras.
c)Somente I e III são verdadeiras.
d)Somente l é verdadeira.
e)Somente ll é verdadeira.

Passo 1

Beleza, vamos dar uma olhada no que a questão está pedindo. Temos três afirmações sobre processos de eletrização e precisamos descobrir quais são verdadeiras. Estamos falando de eletrização por contato, atrito e indução eletrostática. Para resolver isso, vamos entender cada processo e ver se as afirmações estão corretas.

Passo 2

Primeiro, vamos entender a eletrização por contato. Esse processo acontece quando dois corpos se tocam. A transferência de elétrons (as partículas negativas) de um corpo para o outro depende da diferença de eletronegatividade dos materiais. Se os corpos têm eletronegatividades diferentes, os elétrons vão do menos eletronegativo para o mais eletronegativo, fazendo com que ambos tenham a mesma carga.
Então, a afirmação I diz: “Na eletrização por contato, os corpos ficam eletrizados com cargas de mesmo sinal.”
Isso está correto porque, após o contato, ambos os corpos terão excesso ou falta de elétrons, mas do mesmo tipo (positivos ou negativos).

Passo 3

Agora, vamos para a eletrização por atrito. Nesse processo, dois corpos são esfregados um no outro, o que faz com que elétrons sejam transferidos de um corpo para o outro devido à diferença de eletronegatividade. Isso resulta em um corpo ficando com excesso de elétrons (carga negativa) e o outro com falta (carga positiva).
A afirmação II diz: “Na eletrização por atrito, os dois corpos ficam carregados com cargas iguais, porém de sinais contrários.”
Isso também está correto porque um ganha elétrons e o outro perde, resultando em cargas iguais em magnitude, mas opostas em sinal.

Passo 4

Por último, temos a indução eletrostática. Nesse processo, um corpo carregado próximo a um neutro induz uma separação de cargas dentro dele sem contato direto. O corpo neutro se divide em cargas positivas e negativas, mas não ganha carga líquida; apenas redistribui as cargas existentes. Isso faz com que o corpo induzido tenha uma distribuição de cargas opostas em relação ao corpo carregado que está próximo.
A afirmação III diz: “No processo de indução eletrostática, o corpo induzido se eletrizará sempre com cargas de sinal contrário às do indutor.”
Isso está correto porque a redistribuição de cargas faz com que as regiões próximas ao indutor tenham cargas opostas.

Resposta

Somente as afirmações I, II e III são verdadeiras. Alternativa (b) I, II e III são verdadeiras.

Exercícios relacionados

São três os processos de eletrização: por atrito, por contato e por indução. Considere as seguintes afirmativas:
I. Na eletrização por atrito, além de adquirirem cargas elétricas de sinais opostos, os corpos apresentam quantidades de cargas elétricas de mesmo valor absoluto.
II. Na eletrização por atrito, as substâncias podem ser distribuídas numa sequência, denominada série triboelétrica, de acordo com o sinal da carga que adquirem ao serem atritadas umas com as outras.
III. Tanto nos processo de eletrização por contato, quanto no processo de eletrização por indução, um dos corpos deve, inicialmente, estar carregado eletricamente.
IV. Tanto nos processo de eletrização por contato, quanto no processo de eletrização por indução, torna-se necessário que um dos corpos seja ligado temporariamente a um aterramento.
V. Nos três processos de eletrização, torna-se necessário manter, temporariamente, um contato direto entre os corpos.
Assinale a alternativa correta:
A) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
B) Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
C) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
D) Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.
E) Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
Um circuito LC oscilante é formado por um indutor de e um capacitor de . Se a carga máxima do capacitor é , determine (a) a energia total presente no circuito e (b) a corrente máxima. Res (a) ; (b) .
Prove que
é um campo conservativo (b) Encontre um potencial correspondente a essa força.
Numa atividade experimental no Laboratório de Eletricidade, a professora usando uma luva de material isolante, coloca duas esferas metálicas, e , com raios e cargas e , em contato. Após atingirem o equilíbrio eletrostático, as novas cargas das esferas metálicas e passam a valer, respectivamente:
a)
b)
c) e -Q/2
d)
e) e