Considere um sistema de acionamento composto por dois conjuntos máquina/carga, no qual as características nominais são apresentadas a seguir. O conjunto máquina/carga 1 utiliza partida e o conjunto máquina/carga 2 utiliza partida direta.
Conjunto máquina/carga <br> 1
Torque de <br> partida da <br> máquina 30 Nm
Torque <br> máximo <br> da <br> máquina 60 Nm
Torque <br> mínimo da <br> máquina Desconsiderar
Corrente <br> nominal <br> da <br> máquina
Relação <br> Ip/In da <br> máquina 4,5
:— :—
Torque da <br> carga <br> (torque <br> constante) 15 Nm
Conjunto máquina/carga <br> 2
:— :—
Torque de <br> partida da <br> máquina 22 Nm
Torque <br> máximo <br> da <br> máquina 35 Nm
Torque <br> mínimo da <br> máquina Desconsiderar
Corrente <br> nominal <br> da <br> máquina
Relação <br> Ip/In da <br> máquina 7
Torque da <br> carga <br> (torque <br> constante) 7 Nm
:— :—
a) Considerando os tipos de partida utilizados, os conjuntos máquina/carga partirão? Justifique.
b) Considerando os tipos de partida utilizados, esboce o gráfico da corrente eficaz de cada máquina, calculando apenas o valor da corrente de partida.
c) Caso o sistema de acionamento alterado, utilizando agora um soft starter para cada conjunto máquina/carga, os conjuntos máquina/carga poderão partir? Justifique.
d) Caso o sistema de partida seja alterado, utilizando agora um inversor de frequência para cada conjunto máquina/carga, os conjuntos máquina/carga poderão partir? Justifique.
Editar Visualizar Inserir Formato Ferramentas Tabela
Parágrafo

自(it palavras
!:

Passo 1

Beleza, vamos resolver essa questão juntos! O enunciado fala sobre dois conjuntos máquina/carga, cada um com características específicas de torque e corrente. O conteúdo aqui envolve o estudo de métodos de partida de motores elétricos, especificamente partida estrela-triângulo (YΔ) e partida direta. Para resolver a parte (a) do exercício, vamos verificar se cada conjunto consegue partir usando o tipo de partida indicado, comparando o torque de partida da máquina com o torque da carga.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é torque de partida. O torque de partida é a força que o motor consegue gerar no momento em que inicia a rotação. Para que o motor consiga iniciar o movimento, o torque de partida da máquina precisa ser igual ou maior que o torque da carga que está sendo movimentada.

Passo 3

Vamos analisar o Conjunto Máquina/Carga 1:
  • Torque de partida da máquina: 30 Nm
  • Torque da carga: 15 Nm
Aqui, o torque de partida da máquina (30 Nm) é maior que o torque da carga (15 Nm). Isso significa que a máquina tem força suficiente para iniciar o movimento da carga. Além disso, esse conjunto utiliza a partida estrela-triângulo, que reduz a corrente de partida e aumenta o torque após a transição para triângulo, proporcionando uma partida mais suave e eficiente.

Passo 4

Agora, vamos olhar para o Conjunto Máquina/Carga 2:
  • Torque de partida da máquina: 22 Nm
  • Torque da carga: 7 Nm
No segundo conjunto, o torque de partida da máquina (22 Nm) também é maior que o torque da carga (7 Nm). Isso indica que, mesmo utilizando a partida direta, que não reduz a corrente de partida, a máquina consegue fornecer torque suficiente para iniciar o movimento da carga.

Passo 5

Resumindo, ambos os conjuntos têm torque de partida das máquinas maior que o torque da carga que precisam mover. Além disso, os métodos de partida utilizados (YΔ para o primeiro e partida direta para o segundo) são adequados para garantir que as máquinas consigam partir sem sobrecarregar o sistema.

Resposta

Sim, ambos os conjuntos máquina/carga conseguem partir. No Conjunto 1, o torque de partida de 30 Nm é maior que o torque da carga de 15 Nm usando partida YΔ, e no Conjunto 2, o torque de partida de 22 Nm supera os 7 Nm da carga com partida direta.

Exercícios relacionados

Calcule a seção do condutor que liga um QGF ao CCM, sabendo que a carga é composta de 10 motores de 10 cv , IV polos, 380 V , fator de serviço unitário, e o comprimento do circuito é de
150 m . Adotar o condutor isolado em PVC, instalado no interior de eletrodo de PVC, embutido no piso, admitindo uma queda de tensão máxima de .
Determine a seção dos condutores isolados em PVC que alimentam um Centro de Controle de Motores que controla três motores de 40 cv e quatro motores de 15 cv , todos de IV polos ligados na tensão de 380 V e com fatores de serviços de . Considere apenas o critério da condução de corrente.
Deseja-se especificar uma MIRG, de 4 polos, categoria N, a ser instalada em São Paulo/SP, para atender ao ciclo de trabalho definido a seguir:
A máquina deverá fornecer por 5 segundos, logo após
a máquina deverá fornecer por 7 segundos, logo após
a máquina deverá fornecer por 15 segundos, logo após
a máquina deverá fornecer por 15 segundos, logo após
a máquina será desenergizada por 5 segundos e, após esse tempo o ciclo reiniciará.
Determine a potência mínima (em CV ) da máquina capaz de atender a tal ciclo.
Editar Visualizar Inserir Formato Ferramentas Tabela
O circuito tem uma entrada A (de 4 bit) e uma saída Y (de 4 bit), ambas em complemento a 2. A saída Y é igual a (2A-1).