Considere que você precisa sintetizar de sulfato de cobre pentahidratado no laboratório. Para isso você dispõe de óxido de cobre e ácido sulfúrico concentrado ). Você espera obter um rendimento de do produto e prevê o uso de de excesso de ácido sulfúrico.
b) pontos Descreva um protocolo para a realização dessa síntese.

Passo 1

Então, a gente precisa sintetizar 5,00 g de sulfato de cobre pentahidratado usando óxido de cobre e ácido sulfúrico concentrado. Vamos trabalhar com conceitos de estequiometria, cálculos de rendimento e excesso de reagentes para montar o protocolo certinho.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular a quantidade de ácido sulfúrico que vamos usar. Como o ácido está em 96% m/m e tem densidade de 1,84 g/cm³, precisamos determinar a massa total de ácido a partir do excesso de 150%.

Passo 3

Depois, vamos pesar a quantidade necessária de óxido de cobre (CuO) para reagir com o ácido sulfúrico, considerando o rendimento esperado de 70%.

Passo 4

Com os reagentes pesados, vamos adicionar o ácido sulfúrico ao óxido de cobre cuidadosamente, preferencialmente em um béquer adequado, para realizar a reação de síntese.

Passo 5

Vamos aquecer a mistura resultante para facilitar a reação e formar o sulfato de cobre. Após a reação completa, vamos deixar a solução esfriar para cristalizar o produto.

Passo 6

Por fim, vamos filtrar os cristais de sulfato de cobre pentahidratado, lavar com água destilada para remover impurezas e secar o produto final.

Resposta

Protocolo para sintetizar 5,00 g de sulfato de cobre pentahidratado:
  1. Preparação dos Reagentes:
    • Calcular a massa necessária de ácido sulfúrico concentrado considerando 150% de excesso.
    • Pesar a quantidade adequada de óxido de cobre (CuO) com base no rendimento de 70%.
  2. Reação:
    • Adicionar lentamente o ácido sulfúrico ao óxido de cobre em um béquer, usando proteção adequada.
    • Aquecer a mistura para facilitar a reação química até que todo o CuO reaja.
  3. Cristalização:
    • Deixar a solução reagida esfriar à temperatura ambiente para promover a formação de cristais de sulfato de cobre pentahidratado.
  4. Filtragem e Secagem:
    • Filtrar os cristais formados, lavando com água destilada para eliminar impurezas.
    • Secar os cristais obtidos em estufa até obter o produto final seco.
Com esse protocolo, você consegue sintetizar os 5,00 g de sulfato de cobre pentahidratado com os reagentes disponíveis e nas condições estipuladas.

Exercícios relacionados

Um aluno adicionou de uma solução de cloreto de bário a de uma solução de sulfato de alumínio, observando a precipitação de um sólido branco.
b) (1,5 pontos) Qual a massa de sólido você espera que tenha sido formada caso a reação tenha rendimento quantitativo?
Quando a fosfina, um gás venenoso de fórmula molecular , é queimada no ar, os produtos são água e um sólido de fórmula molecular . Quantos gramas de são necessários para reagir com de fosfina?
(2,0 pontos) Em ambas as práticas da síntese de sulfato de cobre pentahidratado e da aspirina que realizamos em laboratório, o produto cristalizado foi isolado por filtração a vácuo, e esses cristais foram brevemente lavados com um solvente gelado para a remoção de impurezas. Os cristais de sulfato de cobre pentahidratado foram lavados com etanol, e os cristais de aspirina foram lavados com água. Por que esses solventes foram escolhidos? 0 que aconteceria de diferente se lavássemos o sulfato de cobre pentahidratado com água e a aspirina com etanol?
(2,0 pontos) Na prática de destilação fracionada realizada em laboratório para a separação de solventes miscíveis, qual a função da coluna de Vigreux? 0 que aconteceria de diferente no experimento se ela não fosse usada?