No contexto de movimento relativo, considere dois observadores, sendo que um deles executa um movimento circular em torno de um ponto P fixo no solo, e o outro observador permanece parado no solo. Um objeto muito pequeno que permanece localizado no ponto P tem as seguintes velocidades relativas, em módulo:
a) zero para o observador parado e maior que zero para o observador em movimento circular.
b) zero para o observador em movimento circular e maior que zero para o observador parado.
c) zero em relação aos dois observadores.
d) maior que zero em relação aos dois observadores.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O exercício fala sobre movimento relativo, que é quando a velocidade de um objeto é medida em relação a diferentes observadores. Aqui, temos dois observadores: um que está parado no ponto P e outro que está fazendo um movimento circular em torno desse mesmo ponto P. Queremos descobrir como a velocidade de um objeto muito pequeno, que está exatamente no ponto P, aparece para cada um desses observadores. Para resolver, vamos precisar entender como as velocidades são percebidas de cada ponto de vista.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que significa velocidade relativa. Basicamente, é a velocidade de um objeto medida por um observador específico. Se dois observadores estão se movendo de maneiras diferentes, o que eles veem como velocidade do objeto também pode ser diferente.

Passo 3

No nosso caso, o objeto está parado no ponto P. Para o observador que está parado no solo (no ponto P), como o objeto também está lá, a velocidade relativa dele é zero, já que não há movimento entre eles.

Passo 4

Agora, para o observador que está fazendo um movimento circular ao redor do ponto P, as coisas mudam. Esse observador está sempre em movimento em relação ao ponto P, mesmo que o objeto esteja parado lá. Por causa desse movimento circular, o observador verá o objeto se movendo em relação a si mesmo. Assim, a velocidade relativa do objeto para esse observador será maior que zero.

Passo 5

Vamos analisar as opções:
  • a) zero para o observador parado e maior que zero para o observador em movimento circular.
  • b) zero para o observador em movimento circular e maior que zero para o observador parado.
  • c) zero em relação aos dois observadores.
  • d) maior que zero em relação aos dois observadores.
De acordo com nossa análise, a opção a) é a que descreve corretamente a situação.

Resposta

A opção a) está correta: a velocidade relativa é zero para o observador parado e maior que zero para o observador em movimento circular.

Exercícios relacionados