I. Uma cooperativa médica deseja realizar uma pesquisa com o objetivo de caracterizar os consultórios de seus cooperados. Como forma de obter estas informações, foram distribuídos questionários para todos os seus associados por meio dos quais procurou-se avaliar o nível tecnológico adotado (baixo, médio ou alto), a especialidade (pediatria, geriatria, etc.), e o número de funcionários de cada consultório.
II. Um pesquisador necessita obter informações a respeito da produção de café no sul de Minas Gerais. Para tanto, visita 50 propriedades e faz uma avaliação referente ao tamanho da área plantada (ha), a produção obtida ( Kg ), e as principais pragas e doenças.
Para cada um dos cenários, pergunta-se:
e) Classifique as variáveis quanto à sua natureza.

Passo 1

Beleza, vamos resumir o que a questão está pedindo. Temos dois cenários:
I. Uma cooperativa médica que quer caracterizar os consultórios dos associados, avaliando nível tecnológico, especialidade e número de funcionários.
II. Um pesquisador que está estudando a produção de café em 50 propriedades, analisando tamanho da área plantada, produção obtida e principais pragas e doenças.
O que precisamos fazer é classificar cada uma dessas variáveis de acordo com a sua natureza. Para isso, vamos lembrar que as variáveis podem ser qualitativas ou quantitativas. As qualitativas podem ser nominais ou ordinais, e as quantitativas podem ser discretas ou contínuas.

Passo 2

Vamos começar com o Cenário I:
  1. Nível tecnológico adotado (baixo, médio ou alto):
    • Tipo: Qualitativa.
    • Subtipo: Ordinal, porque as categorias têm uma ordem ou classificação (baixo < médio < alto).
  2. Especialidade (pediatria, geriatria, etc.):
    • Tipo: Qualitativa.
    • Subtipo: Nominal, pois são categorias sem uma ordem específica.
  3. Número de funcionários de cada consultório:
    • Tipo: Quantitativa.
    • Subtipo: Discreta, porque envolve contagem (não pode ter meio funcionário, por exemplo).

Passo 3

Agora, vamos para o Cenário II:
  1. Tamanho da área plantada (ha):
    • Tipo: Quantitativa.
    • Subtipo: Contínua, já que pode assumir qualquer valor dentro de um intervalo, incluindo frações.
  2. Produção obtida (Kg):
    • Tipo: Quantitativa.
    • Subtipo: Contínua, pois também pode ter valores fracionários.
  3. Principais pragas e doenças:
    • Tipo: Qualitativa.
    • Subtipo: Nominal, pois são categorias sem uma ordem específica.

Resposta

Cenário I:
  • Nível tecnológico adotado: Qualitativa Ordinal.
  • Especialidade: Qualitativa Nominal.
  • Número de funcionários: Quantitativa Discreta.
Cenário II:
  • Tamanho da área plantada: Quantitativa Contínua.
  • Produção obtida: Quantitativa Contínua.
  • Principais pragas e doenças: Qualitativa Nominal.

Exercícios relacionados