Um corpo executa um movimento circular uniforme. A circunferência está em um plano e centrada na origem de coordenadas. No instante a velocidade é . Em a velocidade do corpo é . Se é menor que um período, determine (a) a velocidade angular,

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente tem um corpo que está fazendo um movimento circular uniforme no plano , centrado na origem. Sabemos as velocidades dele em dois instantes de tempo: em e em . Precisa encontrar a velocidade angular desse movimento. Pra isso, vamos usar conceitos de cinemática circular, especificamente a relação entre velocidade linear e velocidade angular.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que em um movimento circular uniforme, a velocidade linear está sempre tangente à trajetória circular. A velocidade angular relaciona-se com a velocidade linear pela fórmula:
onde é a velocidade linear e é o raio da trajetória.

Passo 3

Vamos analisar as velocidades nos dois instantes de tempo dados:
Observamos que é o oposto de , o que indica que o corpo completou meio ciclo no intervalo de tempo .

Passo 4

Como o movimento é circular uniforme, o tempo que leva para completar um círculo completo (período ) está relacionado ao tempo para completar meio ciclo. Aqui, corresponde a meio período. Então, o período completo é:

Passo 5

A velocidade angular está relacionada ao período pela fórmula:
Substituindo o valor de :

Resposta

A velocidade angular do corpo é .

Exercícios relacionados

Uma pedra é lançada verticalmente para cima. A pedra leva 1 s para percorrer a segunda metade da sua trajetória até a altura máxima. Determine a velocidade de lançamento e a altura máxima alcançada pela pedra. Usar .
(2 pontos)
Use a lei dos gases ideais para escrever a densidade do ar em termos de pressão, temperatura e a massa média das moléculas de ar. Mostre, então, que pressão obedece à equação diferencial.
Uma bola é lançada a partir do solo. Quando esta atinge uma altura de a sua velocidade é , onde é horizontal e está na vertical para cima. Obtenha a altura máxima atingida pela bola, assim como a distância horizontal coberta pela mesma. Usar .
(2 pontos)
Com esse comportamento em mente, imagine o processo de congelamento de um lago e discuta com alguns detalhes como este processo seria diferente se o coeficiente de expansão térmica da água sempre fossem positivos.