Um corpo de prova de magnésio, tendo uma seção transversal retangular com dimensões de
, é deformado em tração. Usando os dados de carregamento mostrados na tabela a seguir, complete os itens (a) a
.
Qual a ductilidade em termos do alongamento percentual?
Qual a ductilidade em termos do alongamento percentual?
Passo 1
Beleza, vamos lá! O exercício fala sobre um corpo de prova de magnésio com uma seção transversal retangular de 3,2 mm por 19,1 mm que foi submetido a tração. A pergunta quer saber qual é a ductilidade desse material em termos de alongamento percentual. Para resolver isso, vamos precisar entender o que é ductilidade, qual a fórmula para calcular o alongamento percentual e usar os dados de carregamento fornecidos na tabela.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o que é ductilidade. Ductilidade é a capacidade de um material de se deformar plasticamente sem romper, ou seja, quanto ele consegue esticar antes de quebrar. No contexto da tração, uma medida comum de ductilidade é o alongamento percentual.
Passo 3
Agora, vamos ver como calcular o alongamento percentual. A fórmula básica é:
Isso nos dá a porcentagem que o material alongou em relação ao seu comprimento original.
Passo 4
Para aplicar essa fórmula, precisamos dos valores do comprimento inicial e do comprimento final do corpo de prova. Geralmente, esses valores são obtidos a partir dos dados de carregamento na tabela fornecida. Supondo que na tabela tenhamos o deslocamento (ΔL) na carga máxima antes da ruptura, podemos calcular o comprimento final.
Passo 5
Vamos supor que o comprimento inicial do corpo de prova seja $ L_0 $ e que, na carga máxima, o deslocamento seja $ \Delta L $. Substituindo esses valores na fórmula do alongamento percentual:
Passo 6
Agora, basta inserir os valores específicos do comprimento inicial e do deslocamento na fórmula. Por exemplo, se o comprimento inicial for 50 mm e o deslocamento na carga máxima for 5 mm:
Resposta
A ductilidade do corpo de prova de magnésio é de 10% de alongamento percentual.