Quando a corrente numa cerla bobina é e está aumentando à taxa de , a diferença de potencial na bobina é 140 V . Quando a corrente é 5.0 A e está diminuindo à taxa de , a diferença de potencial é 60 V . Achar a resistência e auto-indutância da bobina.

Passo 1

Vamos lá! Recebemos um probleminha sobre uma bobina (ou indutor) que tem resistência elétrica e autoindutância. Precisamos encontrar esses dois valores: a resistência e a autoindutância . Para isso, vamos usar a relação que liga a tensão na bobina com a corrente que passa por ela, que envolve resistência e indutância.

Passo 2

Quando a corrente está aumentando, a diferença de potencial na bobina é dada por:
Aqui, , e .

Passo 3

Quando a corrente está diminuindo, a diferença de potencial na bobina é:
çã
Aqui, çã, (a taxa é a mesma, mas a corrente está diminuindo).

Passo 4

Agora, temos duas equações com duas incógnitas ( e ):
Vamos resolver esse sistema de equações. Primeiro, somamos as duas equações para eliminar :
Então:

Passo 5

Agora que temos , substituímos na equação (1) para encontrar :

Resposta

A resistência da bobina é e a autoindutância é .

Exercícios relacionados

A fim de limitar a corrente de partida de um motor, liga-se um resistor em série com o motor. Quando o motor atinge a velocidade de operação, o resistor sai do circuito. (a) Qual deve ser a tesistência do resistor colocado em série com um motor cuja resistência é e que opera com thma corrente de 8 A a 220 V , para que a corrente de partida não exceda a 15 A ? (b) Qual a força contra-eletromotriz deste motor, na sua velocidade de operação, com o resistor de proteção fora do circuito?
Um solenóide de 2.000 espiras, de área da seção reta e 30 cm de comprimento, tem uma corrente de 4.0 A. (a) Calcular a energia magnética no solenóide a partir de (b) Dividir a resposta da parte (a) pelo volume do solenóide, a fim de achar a densidade de energia mag. nética no solenóide. © Achar o campo no solonóide. (d) Calcular a densidade de energia magnética a partir de e comparar a resposta com o resultado da parte .
Quais são as velocidades de
a) um caminhão de 3.000 kg com momento linear
b) um paraquedista de 75 kg caindo com ?
É possível realizar trabalho em um sistema se não houver movimento?
(A) Sim, se uma força externa for exercida.
(B) Sim, já que o movimento é apenas relativo.
© Não, já que um sistema que não está se movendo não tem energia.
(D) Não, devido a forma como o trabalho é definido.