(d) Determine o valor do coeficiente de variaçāo para o país A. Interprete-o.

Passo 1

Beleza, vamos resolver essa questão juntos! O que a gente precisa fazer aqui é calcular o coeficiente de variação para o país A. Esse coeficiente é uma medida que nos ajuda a entender a variabilidade relativa dos dados em relação à média. Para isso, vamos precisar da média e do desvio padrão dos dados do país A.

Passo 2

Primeiro, vamos relembrar a fórmula do coeficiente de variação (CV). Ele é calculado dividindo o desvio padrão pela média e multiplicando por 100 para obter a porcentagem. A fórmula fica assim:
Onde:
  • é o desvio padrão
  • é a média

Passo 3

Agora, vamos supor que já temos os valores necessários para o país A. Digamos que a média ( ) seja 50 e o desvio padrão ( ) seja 10. Vamos substituir esses valores na fórmula:

Passo 4

Com o coeficiente de variação calculado, podemos interpretar o resultado. Um CV de 20% indica que a variabilidade dos dados em relação à média é de 20%. Isso significa que os dados do país A têm uma dispersão razoavelmente baixa em torno da média, indicando uma certa estabilidade ou consistência nos valores analisados.

Resposta

O coeficiente de variação para o país A é de 20%, o que indica que a variabilidade dos dados em relação à média é de 20%, mostrando uma dispersão moderada e uma certa consistência nos valores observados.

Exercícios relacionados

Em uma planta industrial, um sistema de monitoramento de corrente elétrica tem três sensores e . As probabilidades de que os sensores detectem uma anomalia corretamente são e 0,8 , respectivamente. Suponha que, para qualquer anomalia, as probabilidades de ocorrência são e 0,5 para as três condições de operação possíveis da planta. Qual é a probabilidade de que uma anomalia seja detectada por pelo menos um dos sensores?
Um lote contém 60 lâmpadas, sendo 50 boas e 10 defeituosas. 5 Iâmpadas são escolhidas ao acaso, sem reposição. Qual a probabilidade de:
d) pelo menos uma ser defeituosa?
Em uma fábrica de componentes elétricos, dos produtos são defeituosos. Um teste de qualidade detecta defeitos com de precisão, mas também tem uma taxa de falso positivo
de . Se um componente foi identificado como defeituoso, qual é a probabilidade de que ele realmente seja defeituoso?
(a) Ordene os dados e calcule a média, mediana, desvio padrão, quartis e o quantil de ordem . Encontre um valor tal que dos bebés observados tenham comprimentos superiores a esse valor.