Dada uma solução de HCl de concentração 1,12 times 10^-7 mol / L, Faça o que se pede:
(a) Determine as equações que representam o equilíbrio de ionização do ácido clorídrico e da autoprotólise da água.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem uma solução de ácido clorídrico (HCl) com concentração de 1,12 times 10^-7 , mol/L. O que a gente precisa fazer aqui é escrever as equações que descrevem como o HCl se ioniza na água e também como a água própria, sem o HCl, se comporta quimicamente. Isso está dentro do assunto de equilíbrio ácido-base em Química, e pra resolver isso, vamos precisar entender como os ácidos se ionizam e como a água pode se autoprotolar.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre o HCl. O HCl é um ácido forte, o que significa que ele se ioniza completamente na água. Isso quer dizer que cada molécula de HCl que a gente coloca na água se separa em íons de hidrogênio (H⁺) e íons de cloreto (Cl⁻). A equação que representa essa ionização é:
HCl H^+ + Cl^-
Aqui, a seta simples indica que a reação ocorre completamente, sem equilíbrio reverso visível.

Passo 3

Agora, vamos falar sobre a autoprotólise da água. A água é um pouco especial porque, mesmo sem nenhum ácido ou base adicionados, algumas moléculas de água se separam em íons hidroxila (OH⁻) e íons hidrogênio (H⁺). Esse processo é chamado de autoprotólise da água e é representado pela seguinte equação:
2,H2O <=ftharpoons H3O^+ + OH^-
Nessa equação, a dupla seta indica que a reação está em equilíbrio, ou seja, ocorre nos dois sentidos – formação e recombinação dos íons.

Resposta

As equações que representam o equilíbrio de ionização do ácido clorídrico e da autoprotólise da água são:
HCl H^+ + Cl^-
e
2,H2O <=ftharpoons H3O^+ + OH^-

Exercícios relacionados