Defina A= [a face do dado é par] e B=[ o resultado é <= 3]. Considerando que cada elemento do espaço amostral têm a mesma probabilidade, calcule P(A) e P(B).

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A questão está relacionada à probabilidade, especificamente à probabilidade de eventos em um espaço amostral uniforme, que no caso é lançar um dado justo. Precisamos calcular duas probabilidades: P(A), que é a chance de sair um número par, e P(B), que é a chance de sair um número menor ou igual a 3. Para isso, vamos listar todas as possíveis faces do dado e identificar quais atendem a cada condição.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que um dado comum tem 6 faces, numeradas de 1 a 6. Cada face tem a mesma chance de sair, ou seja, cada resultado tem probabilidade igual.

Passo 3

Vamos calcular P(A), que é a probabilidade de sair um número par. Os números pares em um dado são 2, 4 e 6. Então, temos 3 resultados favoráveis.

Passo 4

A probabilidade é calculada pela fórmula:
P(A) = número de resuúáú
Substituindo, temos:
P(A) = 36 = 12

Passo 5

Agora, vamos calcular P(B), que é a probabilidade de sair um número menor ou igual a 3. Os números que satisfazem essa condição são 1, 2 e 3, totalizando também 3 resultados favoráveis.

Passo 6

Aplicando a mesma fórmula de probabilidade:
P(B) = 36 = 12

Resposta

A probabilidade de A ocorrer é P(A) = 12 e a probabilidade de B ocorrer é P(B) = 12.

Exercícios relacionados