Defina íons, cátions, ânions, espécies isoeletrônicas, isótopos. Dê exemplos de cada.
Passo 1
Beleza, vamos lá! A gente precisa definir alguns termos importantes da química: íons, cátions, ânions, espécies isoeletrônicas e isótopos. Para isso, vamos entender o que cada um significa e ver alguns exemplos para fixar melhor.
Passo 2
Primeiro, vamos falar de íons. Íons são átomos ou moléculas que ganharam ou perderam elétrons, ficando com carga elétrica. Isso acontece porque os elétrons têm carga negativa, então ao ganhar ou perder, o equilíbrio de cargas muda.
Passo 3
Agora, cátions são um tipo específico de íon que perdeu elétrons. Como perder elétrons significa ter mais prótons que elétrons, o cátion fica com carga positiva. Por exemplo, se um sódio (Na) perde um elétron, vira Na⁺.
Passo 4
Por outro lado, ânions são os íons que ganharam elétrons. Ganhar elétrons dá mais negativas e, portanto, o ânion fica com carga negativa. Um exemplo clássico é o cloreto (Cl⁻), que é o cloro que ganhou um elétron.
Passo 5
Já as espécies isoeletrônicas são diferentes átomos ou íons que têm o mesmo número de elétrons. Mesmo sendo elementos diferentes, por terem a mesma quantidade de elétrons, eles têm configurações eletrônicas semelhantes. Por exemplo, o íon Na⁺, o Mg²⁺ e o Al³⁺ todos têm 10 elétrons, como a camada eletrônica do neônio (Ne).
Passo 6
Por fim, isótopos são átomos do mesmo elemento químico que têm o mesmo número de prótons, mas diferente número de nêutrons. Isso faz com que tenham massas diferentes, mas propriedades químicas iguais. Um exemplo são os isótopos do carbono: Carbono-12 e Carbono-14.
Resposta
Concluímos que íons são átomos ou moléculas carregadas eletricamente por perda ou ganho de elétrons. Cátions são íons com carga positiva por perda de elétrons, como Na⁺. Ânions têm carga negativa por ganho de elétrons, como Cl⁻. Espécies isoeletrônicas são diferentes íons ou átomos com o mesmo número de elétrons, como Na⁺, Mg²⁺ e Al³⁺, todos com 10 elétrons. Isótopos são átomos do mesmo elemento com diferentes números de nêutrons, como Carbono-12 e Carbono-14.