Defina sucintamente: colisão elástica.

Passo 1

Primeiro, vamos entender o que é uma colisão elástica. Esse conceito pertence à física, mais especificamente à mecânica, que estuda o movimento e as interações entre os corpos. Para definir uma colisão elástica, precisamos considerar como a energia e o movimento dos objetos se comportam durante e após o impacto.

Passo 2

Em uma colisão elástica, duas coisas principais acontecem: a energia cinética total é preservada e o momento linear também é mantido. Isso significa que, antes e depois da colisão, a soma da energia cinética dos objetos envolvidos permanece a mesma, e a quantidade de movimento (produto da massa pela velocidade) também não muda.

Passo 3

Além disso, em colisões elásticas, não há perda de energia em forma de calor, som ou deformação permanente dos objetos. Os objetos apenas trocam energia e movimento de maneira que a energia total continua constante.

Resposta

Uma colisão elástica é um tipo de colisão na qual a energia cinética e o momento linear total dos corpos envolvidos são conservados antes e após o impacto.

Exercícios relacionados

As lâminas de um ventilador giram com velocidade angular dada por omega(t)=gamma-beta t^2, onde gamma=5 rad / s e beta=0,80 rad / s^2. (a) Calcule a aceleração angular em função do tempo. (b) calcule a aceleração instantânea para t=3,00 s e a aceleração angular média para o intervalo de tempo t=0 s até t=3,00 s. Como essas duas grandezas podem ser comparadas? Caso elas sejam diferentes, por que são diferentes?
A Holanda é o pais com a maior média de alturas do mundo, já a Bolívia é a penúltima menor altura. Em uma amostra com 21 holandeses (X) constatou-se uma média de 1,80 m e cujo o desvio padrão amostral de 0,35 m. Em uma amostra com 21 bolivianos ( Y ) constatou-se uma média
de 1,55 m e cujo o desvio padrão amostral de 0,37 m. Construa um Intervalo de Confiança com nível de 95 % para a diferença das médias das alturas populacionais considerando:
(a) As variâncias populacionais desconhecidas e iguais.
Duas esferas condutoras, iguais, de raio R estão separadas por uma distância grande diante dos respectivos tamanhos. Uma delas tem inicialmente carga Q e a outra está descarregada. Um fio condutor fino é ligado entre as duas. Que fração da energia inicial é dissipada?
A carga de um capacitor é de 15 mu C quando a diferenças de potencial entre suas placas é V. Quando a carga no capacitor aumenta para 18 mu C, o potencial entre as placas aumenta de 6 volts. Calcular a capacitância do capacitor e as voltagens inicial e final.