Qual a densidade em de uma solução de volume igual a 5 L e massa de 4000 g ?

Passo 1

Olhando para o enunciado, a gente precisa calcular a densidade de uma solução que tem um volume de 5 litros e uma massa total de 4000 gramas. Vamos usar o conceito de densidade, que faz parte da matéria de Física, especificamente na área de propriedades da matéria. Para resolver, vamos precisar da fórmula da densidade e fazer a conversão adequada de unidades.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar qual é a fórmula da densidade. A densidade ( ) é definida como a massa ( ) dividida pelo volume ( ):

Passo 3

Agora, vamos verificar as unidades que temos e para as quais precisamos. A massa está em gramas (g) e o volume em litros (L), mas queremos a densidade em gramas por centímetro cúbico ( ). Sabemos que:
Então, vamos converter o volume de litros para centímetros cúbicos.

Passo 4

Convertendo 5 litros para centímetros cúbicos:

Passo 5

Agora que temos as mesmas unidades, vamos aplicar a fórmula da densidade:

Resposta

A densidade da solução é .

Exercícios relacionados

3- Uma aleta triangular de aço está ligada a uma parede plana mantida a . A espessura t na base da aleta é 7 mm , e a sua altura é . O ambiente está a e o coeficiente de transferência por convecção é . Calcule o calor liberado pela aleta, por metro de comprimento.

Esquema:
Hipóteses:
BOA SORTE!
A distribuição de velocidade para o escoamento laminar desenvolvido entre placas paralelas é dada pela equação ao lado, em que é a distância entre as placas, e a origem está situada na linha mediana entre as
placas. Considere um escoamento de água a , com á. Calcule a tensão de cisalhamento na placa superior e dê o seu sentido.
Um pequeno reservatório contém água (massa específica de ) com uma profundidade inicial . O diâmetro do reservatório é . Um furo com diâmetro aparece no fundo do reservatório. Use aceleração da gravidade igual à . Uma solução aceitável para estimar o tempo de esvaziamento do reservatório é utilizar os seguintes passos, considerando pressão hidrostática média e escoamento permanente:
  • Cálculo da força hidrostática no furo;
  • Cálculo da velocidade do escoamento no furo;
  • Cálculo da vazão do escoamento no furo;
  • Cálculo do tempo necessário para o esvaziamento do reservatório.
    Usando a solução exata a seguir, calcule a o tempo que o reservatório ficará vazio e diga o erro comparado com a solução anterior (dos passos).
Há diferenças entre as soluções? Explique o porquê.
Em dimensionamentos de máquinas de fluxo em tubulações industriais, o cálculo é realizado a partir de uma expressão matemática considerando a Conservação da Energia. Explique a Equação