Dentre as seguintes condições :
I. evaporação constante da água
II. corrente de ar frio e úmido
III. elevação da temperatura no interior da caverna
IV. abaixamento da temperatura no interior da caverna
Quais favorecem a formação de estalactites?
c) II e III

Passo 1

Vamos entender o que a questão está pedindo. Temos quatro condições listadas (I a IV) e precisamos identificar quais delas ajudam na formação de estalactites. Para isso, vamos precisar saber como as estalactites se formam e quais fatores influenciam esse processo.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre estalactites. Estalactites são formações minerais que pendem do teto de cavernas. Elas se formam principalmente pela deposição de minerais, como o carbonato de cálcio, presentes na água que goteja. Quando a água rica em minerais goteja e evapora, deixa para trás os minerais, que vão se acumulando e formando essas estruturas características.

Passo 3

Agora, vamos analisar cada uma das condições listadas para ver se elas ajudam ou não na formação das estalactites.
I. Evaporação constante da água
Como mencionamos, a evaporação da água é essencial para a deposição dos minerais que formam as estalactites. Se a água está evaporando constantemente, mais minerais são deixados para trás, acelerando a formação das estalactites. Portanto, essa condição favorece a formação.
II. Corrente de ar frio e úmido
Uma corrente de ar frio e úmido pode ajudar a manter as condições ideais dentro da caverna para a formação de estalactites. O ar úmido ajuda a transportar os minerais dissolvidos na água, enquanto o ar frio pode reduzir a taxa de evaporação, permitindo que mais água goteje lentamente, o que é favorável para a formação de estalactites.
III. Elevação da temperatura no interior da caverna
O aumento da temperatura pode aumentar a taxa de evaporação da água. Com mais evaporação, mais minerais são deixados para formar as estalactites. Portanto, essa condição também favorece a formação.
IV. Abaixamento da temperatura no interior da caverna
Reduzir a temperatura pode diminuir a taxa de evaporação da água, o que pode retardar a deposição de minerais. Isso não favorece a formação das estalactites, podendo até dificultar o processo.

Passo 4

Com base na análise acima:
  • Condição I favorece a formação.
  • Condição II favorece a formação.
  • Condição III favorece a formação.
  • Condição IV não favorece a formação.
No entanto, a alternativa c) menciona apenas II e III. Como a condição I também favorece a formação, a alternativa c) está parcialmente correta, mas não inclui todas as condições que ajudam na formação das estalactites.

Resposta

A formação de estalactites é favorecida pelas condições I, II e III. Portanto, a alternativa correta não é apenas II e III, mas inclui também a I.

Exercícios relacionados

Com base nas informações anteriores, é correto afirmar que:
c) A expressão da constante de equilíbrio é e dá uma informação quantitativa das espécies presentes.
Preveja o efeito das seguintes perturbações na posição do equilíbrio, defina se o equilíbrio irá se deslocar no sentido da reação inversa ou direta. Explique sua resposta com base no Princípio de Le Chatelier
b) Adição de mais NO
(Puccamp 93) A formação de estalactites, depósitos de carbonato de cálcio existentes em cavernas próximas a regiões ricas em calcário, pode ser representada pela reação reversível

Dentre as seguintes condições :
I. evaporação constante da água
II. corrente de ar frio e úmido
III. elevação da temperatura no interior da caverna
IV. abaixamento da temperatura no interior da caverna
Quais favorecem a formação de estalactites?
a) Ie II
Na construção de barragens, usa-se o concreto. Nos primeiros dias de confecção, o concreto tem pH alcalino, o que protege a ferragem da oxidação. Com o tempo, o pH diminui pela carbonatação do concreto que se dá pela reação com o .
Em um teste de carbonatação feito em laboratório, foi usada uma solução de de concentração 0,02 mol.L, a qual apresenta um grau de dissociação de , a . O valor da primeira constante de ionização do , nessa temperatura, é, aproximadamente,
Sendo a dissocião de , então vale de 0,02 que é a concentração inicial.


a)