Descreva a explicação sobre fenômeno da descarga elétrica na perspectiva de Benjamin Franklin e sua proposição dos pára-raios.
Passo 1
Beleza, vamos lá! Você me pediu para explicar como Benjamin Franklin entendia o fenômeno da descarga elétrica e como ele propôs o uso dos para-raios. Vamos precisar falar sobre eletricidade, descargas elétricas e como os para-raios funcionam segundo as ideias do Franklin.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o que é uma descarga elétrica. Basicamente, é quando a eletricidade se movimenta de um lugar para outro, como ocorre numa tempestade com relâmpagos. Franklin estudou muito sobre isso e teve algumas ideias bem interessantes.
Passo 3
Benjamin Franklin acreditava que eletricidade era uma única força, e não que havia duas cargas separadas (positiva e negativa) como pensamos hoje. Ele sugeriu que a eletricidade poderia ser movida ou desviada, e foi nessa linha de pensamento que ele desenvolveu sua famosa invenção, o para-raios.
Passo 4
Os para-raios, segundo Franklin, funcionavam atraindo as cargas elétricas das nuvens durante uma tempestade, evitando que a eletricidade atingisse construções e causando danos. Ele acreditava que, ao fornecer um caminho seguro para a eletricidade, o para-raios protegeria edifícios e pessoas.
Passo 5
Para aplicar sua teoria, Franklin desenvolveu o para-raios com uma ponta afiada, porque acreditava que os pontos afiados conseguiam atrair melhor a eletricidade. Assim, quando uma carga elétrica estava prestes a se acumular, o para-raios a atraía para si, permitindo que a eletricidade se dissipasse de maneira controlada.
Resposta
Então, resumindo, Benjamin Franklin entendia a descarga elétrica como um único fluxo de eletricidade que podia ser controlado. Ele propôs os para-raios como dispositivos com pontas afiladas que atraem e desviam a eletricidade das nuvens durante tempestades, protegendo assim prédios e pessoas dos perigos dos relâmpagos.
Exercícios relacionados
Nos problemas seguintes, determine a ordem da equação diferencial e decida se a equação é linear ou não-linear.
Verifique que cada função dada,
e/ou
, é uma solução da equação diferencial associada.
Diga com suas palavras o que é indução e faça um esquema.
Explique por que o processo de eletrização por indução só pode ocorrer nos condutores e como ocorre a atração de isolantes por corpos eletrizados.