Descreva o modelo de mar de elétrons nas ligações metálicas.
Passo 1
Beleza, vamos lá! Você pediu para descrever o modelo de mar de elétrons nas ligações metálicas. Esse assunto fica na área de Química, especificamente dentro das ligações químicas e estrutura dos materiais. Para resolver isso, precisamos entender como os elétrons se comportam nos metais e como eles contribuem para as propriedades características desses materiais.
Passo 2
Primeiro, vamos falar sobre o que são ligações metálicas. Diferentemente das ligações iônicas ou covalentes, as ligações metálicas ocorrem entre átomos de metais. Nesse tipo de ligação, os átomons liberam alguns dos seus elétrons de valência, que não ficam presos a nenhum átomo específico.
Passo 3
Agora, imaginemos que esses elétrons liberados não estão fixos em nenhum lugar. Eles se movem livremente por todo o material, criando um “mar” de elétrons. Esse movimento livre dos elétrons é o que chamamos de “mar de elétrons”.
Passo 4
Esse modelo explica várias propriedades dos metais. Por exemplo, a eletricidade nos metais é bem eficiente porque os elétrons podem se mover facilmente através do material, transportando carga elétrica. Além disso, essa livre movimentação de elétrons também contribui para o brilho característico dos metais, já que os elétrons refletem a luz de maneira eficiente.
Passo 5
Outro ponto legal é que o mar de elétrons proporciona uma forte ligação entre os átomos metálicos, o que confere aos metais alta maleabilidade e ductilidade. Isso significa que os metais podem ser moldados e alongados sem quebrar, pois os elétrons permitem que os átomos deslizem uns sobre os outros sem perder a coesão.
Resposta
Então, resumindo, o modelo de mar de elétrons nas ligações metálicas descreve como os elétrons de valência dos átomos metálicos se movem livremente em um “mar” que envolve os núcleos positivos. Essa liberdade de movimento dos elétrons explica propriedades como a conduzibilidade elétrica, o brilho e a maleabilidade dos metais.
Exercícios relacionados
Prediga se as seguintes moléculas possuem momento do dipolo.
a)
b) BrCl
a)
b) BrCl
Baseado nas seguintes observações, de um aluno, relacione as mesmas com o tipo de ligação (metálico, iônico, covalente) presente: [P.W. ATKINS, L. JONES. Princípios de Química. Editora Bookman, 2012. Adaptado]
(a) Uma peça de chumbo foi achatada por um martelo (___).
(b) Os cristais de cloreto de sódio depois da martelada se quebraram ou sofreram clivagem ( ).
(a) Uma peça de chumbo foi achatada por um martelo (___).
(b) Os cristais de cloreto de sódio depois da martelada se quebraram ou sofreram clivagem (
Calcule a fração dos sítios atômicos que estão vagos para o chumbo na temperatura de
C. A ssuma que a energia de formação de lacunas para o chumbo é de
/átomo.
A concentração de carbono em uma liga ferro-carbono é de
p. Qual é a concentração em quilogramas de carbono por metro cúbico da liga?