A dessalinização da água do mar é um processo que transforma água do mar em água potável e garante o abastecimento de milhões de pessoas no mundo. Abaixo são descritas algumas técnicas empregadas nesse processo.
- Aquecimento da água do mar, seguido de evaporação e condensação do vapor d’água.
- Resfriamento da água do mar até formação de gelo, composto essencialmente de água pura.
- Passagem da água do mar por uma membrana semipermeável, através da aplicação de uma pressão elevada. As propriedades coligativas, envolvidas nas técnicas descritas nos itens 1, 2 e 3, podem ser classificadas, respectivamente, como *
Passo 1
Beleza, vamos lá! A gente tem um exercício sobre dessalinização da água do mar, que é o processo de transformar água salgada em água potável. No enunciado, foram apresentadas três técnicas diferentes de dessalinização, e precisamos identificar quais propriedades coligativas estão envolvidas em cada uma delas. As propriedades coligativas são características que dependem apenas da quantidade de partículas dissolvidas na água, não do tipo delas. Para resolver isso, vamos revisar cada técnica e ver qual propriedade coligativa se aplica a cada uma.
Passo 2
Técnica 1: Aquecimento da água do mar, seguido de evaporação e condensação do vapor d’água.
Aqui, a gente está aquecendo a água para que ela evapore, deixando o sal para trás, e depois condensando o vapor para obter água pura. Esse processo envolve a elevação do ponto de ebulição. Quando dissolvemos sal na água, a temperatura necessária para a água ferver aumenta. Isso acontece porque as partículas de sal interferem nas moléculas de água, dificultando a passagem para o vapor.
Passo 3
Técnica 2: Resfriamento da água do mar até formação de gelo, composto essencialmente de água pura.
Neste caso, ao resfriar a água salgada, o gelo que se forma é basicamente água pura, já que o sal não congela facilmente. Isso está relacionado à depressão do ponto de congelamento. Quando temos um soluto como o sal na água, a temperatura necessária para a água congelar diminui. As partículas de sal atrapalham a formação da estrutura cristalina do gelo, fazendo com que seja preciso uma temperatura mais baixa para que o congelamento ocorra.
Passo 4
Técnica 3: Passagem da água do mar por uma membrana semipermeável, através da aplicação de uma pressão elevada.
Essa técnica é conhecida como osmose reversa. Aqui, aplicamos pressão para forçar a água a passar por uma membrana que deixa as partículas de sal para trás. A propriedade coligativa envolvida é a pressão osmótica, que é a pressão necessária para parar a osmose natural, onde a água tende a se mover de uma área com menos soluto para uma com mais soluto.
Resposta
As propriedades coligativas envolvidas nas técnicas descritas são, respectivamente:
- Elevação do ponto de ebulição
- Depressão do ponto de congelamento
- Pressão osmótica