Uma determinada indústria queima metano (CH4) para aquecer seus reatores conforme a equação balanceada:
Considerando a queima completa do e que há excesso de de , qual a massa de utilizada para que uma tonelada de seja produzida? Dados: MM

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente precisa descobrir quanto de oxigênio ( ) é usado quando queimamos metano ( ) para produzir uma tonelada de dióxido de carbono ( ). Vamos usar conceitos de estequiometria, que é a parte da química que estuda as relações de quantidade entre reagentes e produtos em uma reação química. Vamos lá!

Passo 2

Primeiro, vamos entender a equação balanceada da queima do metano:
Isso significa que 1 mol de metano reage com 2 mols de oxigênio para produzir 1 mol de dióxido de carbono e 2 mols de água.

Passo 3

Agora, vamos converter a massa de que queremos produzir (1 tonelada) para gramas, já que as massas molares estão em gramas por mol:

Passo 4

Vamos calcular quantos mols de correspondem a 1.000.000 g:
ú

Passo 5

Segundo a equação balanceada, para cada mol de , precisamos de 2 mols de . Então, a quantidade de necessária sem o excesso é:
Como há um excesso de 20%, a quantidade total de utilizada será:

Passo 6

Finalmente, vamos converter os mols de de volta para gramas:
ú
Convertendo para toneladas:

Resposta

A massa de utilizada para produzir uma tonelada de é aproximadamente 1,75 toneladas.

Exercícios relacionados

A reação entre o cromato de potássio e o nitrato de prata forma o cromato de prata, composto químico insolúvel em água de coloração castanho avermelhado. A equação que representa a reação balanceada corresponde a:

Um técnico de laboratório transferiu de solução de com concentração a um tubo de ensaio, adicionou a esse tubo de ensaio um volume de 14,00 de solução de com concentração , filtrou, separou, secou e pesou o precipitado formado.
Com base nestas informações e considerando de rendimento para reação, determine:
A variação de massa de precipitado considerando a adição de um volume de solução de nitrato de prata igual a .
Qué nervio pasa por el foramen redondo
a Nervio maxilar
b) Nervio oftálmico
c) Nervio mandibular
d) Nervio óptico
Qué estructura se aloja en la fosa hipolisana
a) Lóbulo temporal
b) Glándula pineal
c) Hipófisis
d) Cerebelo
Uma determinada indústria queima metano (CH4) para aquecer seus reatores conforme a equação balanceada:
Considerando que em fase gasosa a concentração molar pode ser substituída pelas pressões parciais dos gases. Calcule a quantidade de matéria dos reagentes quando suas pressões parciais são de cada, o volume do balão é na temperatura de .