Determine o de oxidação da espécie central em cada um dos seguintes complexos:
a)

Passo 1

Primeiro, vamos entender o que o enunciado está pedindo. Temos que determinar o número de oxidação (° de oxidação) do elemento central, que nesse caso é o Platínio (Pt), no complexo . Para fazer isso, precisamos saber sobre números de oxidação e como aplicá-los em complexos de coordenação.

Passo 2

Vamos lembrar que o número de oxidação de uma molécula ou íon é a carga que um átomo teria se todos os elétrons em ligações covalentes fossem completamente transferidos para o átomo mais eletronegativo. No caso de complexos, os ligantes (as moléculas ou íons ligados ao metal central) têm números de oxidação que nos ajudam a calcular o número de oxidação do metal.

Passo 3

No complexo , o ligante é a amônia ( ). A amônia é um ligante neutro, ou seja, seu número de oxidação é 0.

Passo 4

Sabendo que a carga total do complexo é e que os quatro ligantes de amônia não contribuem com carga (já que são neutros), toda a carga positiva vem do Platínio. Portanto, o número de oxidação do Pt é igual à carga total do complexo.

Passo 5

Então, o número de oxidação do Platínio é .

Resposta

O número de oxidação do Platínio no complexo é .

Exercícios relacionados

Utilizando os conceitos de Pearson, indique se a constante de equilíbrio das reações abaixo serão maior ou menor que 1 , e justifique:
(a)
Identificar o ácido, a base, o ácido conjugado e a base conjugada em cada uma das seguintes reações:
d)
Que tipo de isomeria pode se originar com ligantes bidentados? Dê um exemplo.
(b) A cor das transições d-d depende da magnitude de , onde pequeno temos baixa energia e absorve luz vermelha e grande alta energia, absorve luz azul, violeta, informe quais os (03) fatores que afetam a magnitude de