Determine a condutância (em siemens) dos valores que se seguem: (a)
; (b)
; ©
.
Passo 1
Beleza! A gente tem que encontrar a condutância (que mede quão fácil é a passagem de corrente elétrica) para três valores de resistência diferentes: 0 Ω, 100 MΩ e 200 mΩ. Vamos usar a relação entre condutância (G) e resistência ® para resolver isso.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar a fórmula que liga a condutância à resistência. A condutância é o inverso da resistência, ou seja:
Aqui,
é a condutância em siemens (S) e
é a resistência em ohms (Ω). Então, para encontrar a condutância, a gente simplesmente divide 1 pela resistência.
Passo 3
Vamos aplicar essa fórmula para cada um dos valores de resistência que a gente tem:
a)
Se a resistência é zero, isso significa que a corrente pode passar livremente. Vamos calcular:
Mas aí temos um problema: não dá pra dividir por zero! Na prática, uma resistência de 0 Ω representa um supercondutor, onde a condutância é infinita.
b)
Primeiro, vamos converter 100 MΩ para ohms:
Agora, aplicando a fórmula:
c)
Vamos converter 200 mΩ para ohms:
Aplicando a fórmula:
Resposta
As condutâncias são:
- a) Infinita Siemens;
- b)
; - c)
.
Exercícios relacionados
Por convenção, voltímetros utilizam cabos pretos para os terminais negativos e cabos vermelhos para os terminais positivos. (a) Explique porque são necessários dois cabos para se medir tensão. (b) Se os terminais forem trocados por acidente dentro do voltímetro, o que acontecerá durante a próxima medição de tensão?
Determine
a) .
b) (em milissegundos).
c) .
d) A energia inicial armazenada no indutor.
e) O tempo (em milissegundos) necessário para dissipar da energia inicial armazenada.
a)
b)
c)
d) A energia inicial armazenada no indutor.
e) O tempo (em milissegundos) necessário para dissipar
a) Escreva a expressão para a tensão do capacitor,
, para
.
b) Escreva a expressão para a corrente que passa pelo resistor de , para
.
b) Escreva a expressão para a corrente que passa pelo resistor de
Um resistor de
com tolerância de
pode assumir qualquer valor no intervalo de 990 até
. Assumindo que uma tensão de
é aplicada sobre o mesmo, determine (a) o intervalo de corrente correspondente e (b) o intervalo de potência absorvida correspondente. © se o resistor for trocado por outro de
de tolerância, repita os itens (a) e (b).