Determine expressões para os os vetores unitários e em função do ângulo e dos versores de base e

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A questão pede para determinarmos as expressões dos vetores unitários e em função do ângulo e dos versores de base , e . Isso está inserido no conteúdo de Vetores Unitários e Expressão em Termos de Versores de Base. Para resolver, vamos precisar entender como expressar vetores unitários usando ângulos e versores de base.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que um vetor unitário tem módulo igual a 1 e pode ser representado em termos dos versores de base multiplicados pelas componentes em cada direção. Se considerarmos que os vetores e estão em um plano definido pelos versores e , podemos expressá-los usando funções trigonométricas que envolvem o ângulo .

Passo 3

Para o vetor unitário , assumimos que é o ângulo que forma com o versor (eixo x). Assim, podemos decompor nas direções e usando o cosseno e o seno desse ângulo, respectivamente. Matemáticamente:

Passo 4

Agora, para o vetor unitário , suponhamos que ele seja perpendicular a . Sabemos que, em um plano, um vetor perpendicular a terá as componentes com sinais invertidos de forma adequada. Assim, podemos expressar como:

Resposta

As expressões dos vetores unitários são:

Exercícios relacionados

Qual seria se a cadeira tivesse velocidade angular inicial nula, aceleração angular constante e completasse a primeira revolução em
No projeto de um carro de fórmula 1, você ficou responsável por projetar um eixo que é submetido a carregamento de torção. Deverá ser utilizado o material A da tabela acima para o eixo, podendo o mesmo ser vazado ou sólido. O torque aplicado é de 1350 N.m e o giro máximo que a barra pode sofrer é de .
A) Determine o diâmetro da barra sólida ;
B) Determine o diâmetro externo do tubo , considerando que o diâmetro interno é .
Calcule as coordenadas de um vetor que aponta de para .
Considerando que o cubo gire a uma rotação constante de 30 rpm , determine em , o vetor velocidade angular