Dois átomos
e
, de configurações eletrônicas do último nível igual a
e
, respectivamente, formam ligações do tipo
e a fórmula do composto formado é
.
a) iônica;
.
b) covalente; PQ .
c) iônica;
.
d) covalente;
.
e) covalente;
.
a) iônica;
b) covalente; PQ .
c) iônica;
d) covalente;
e) covalente;
Passo 1
Beleza, vamos lá! A questão fala sobre dois átomos, P e Q, que têm configurações eletrônicas no último nível de energia iguais a
e
, respectivamente. A gente precisa descobrir que tipo de ligação eles formam e qual é a fórmula do composto que eles criam. Para resolver isso, vamos usar conceitos de ligações químicas, especialmente ligações iônicas e covalentes, e entender como os átomos formam compostos para alcançar estabilidade eletrônica.
Passo 2
Primeiro, vamos entender as configurações eletrônicas dadas. O átomo P tem
e o átomo Q tem
. Isso significa que, no nível de energia mais externo (camada de valência), P tem 5 elétrons e Q tem 4 elétrons.
Passo 3
Agora, vamos lembrar que os átomos tendem a ganhar, perder ou compartilhar elétrons para completar sua camada de valência, geralmente buscando ter 8 elétrons nessa camada (regra do octeto).
Passo 4
Para o átomo P com
, falta apenas 1 elétron para completar o octeto. Já o átomo Q com
precisa de 4 elétrons para completar o octeto. No entanto, como P pode doar 1 elétron e Q precisa de 4, parece que há uma diferença.
Passo 5
Isso sugere que a ligação será covalente, onde os átomos compartilham elétrons para atingir a estabilidade. Na ligação covalente, os elétrons são compartilhados entre os átomos em vez de serem transferidos completamente de um para outro, como ocorre na ligação iônica.
Passo 6
Agora, vamos determinar a fórmula do composto. Como P precisa de 1 elétron e Q precisa de 4, para balancear a transferência de elétrons, precisamos que 4 átomos de P compartilhem seus elétrons com 1 átomo de Q. Isso resulta na fórmula
. Porém, simplificando essa proporção, temos
.
Resposta
A opção correta é a c) iônica;
.