Dois capacitores são colocados em série através da linha secundária de um transformador para reduzir os picos de tensão. Qual a capacitância total e qual a tensão de trabalho do par de capacitores de ?

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem dois capacitores de cada, ligados em série numa linha secundária de um transformador. O objetivo é descobrir qual é a capacitância total desse par de capacitores e qual a tensão de trabalho deles quando unidos. Para resolver isso, vamos precisar entender como capacitores funcionam em série, quais fórmulas usar e como aplicar isso na prática.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular a capacitância total quando os capacitores estão em série. Quando capacitores estão em série, a capacitância total é dada pela fórmula:
Como os dois capacitores são iguais ( ), podemos simplificar:
Então, invertendo para achar :

Passo 3

Agora, vamos descobrir a tensão de trabalho do par de capacitores quando estão em série. Em uma configuração em série, a tensão total é a soma das tensões de cada capacitor. Como cada capacitor tem uma tensão de :

Resposta

A capacitância total dos dois capacitores em série é de e a tensão de trabalho do par de capacitores é de .

Exercícios relacionados

A capacitância de um capacitor conhecido de placas paralelas e tendo ar como dielétrico é de . Qual a capacitância se: (a) o ar fosse substituído por Teflon de constante dielétrica igual a 2.1; (b) a área de uma das placas fosse reduzida para a metade; © a distância de separação aumentasse de um fator , e (d) o ar fosse substituído por borracha de constante dielétrica igual a 3, a área de uma placa fosse aumentada de , e a distância de separação reduzida para três quartos do seu valor original?
Uma fonte de alimentação de e está ligada através de um circuito CA RLC série com e . Calcule a potência aparente, a potência real, a potência reativa e o fator de potência, e desenhe o triângulo de potência.
Uma tensão CA de e é aplicada a um circuito em série formado por um resistor de e um capacitor de reatância igual a . Calcule a impedância, o ângulo de fase, a corrente na linha, a queda de tensão através do resistor e do capacitor, e a potência. Desenhe o diagrama de fasores.
A entrada de um ampop com um ganho em aberto de 50.000 é no terminal inversor e 0 V no terminal não-inversor. Determine o valor da tensão de saída do dispositivo.