Embora operações em diversas cadeias produtivas sejam similares entre si, na forma de transformar recursos de input em output, os bens e serviços apresentam diferenças em quatro aspectos importantes (modelo dos 4Vs): volume de produção, variedade de produtos, variação da demanda e visibilidade em relação ao consumidor. Considerando a implantação do BRT (Bus Rapid Transit) na cidade de Brasília-DF, analise a implicação do modelo dos 4 Vs na oferta de produtos/serviços, assinalando um | Características da produção | Alto(a) | Baixo(a) |
---|---|---|---|
Volume de operação | |||
Variedade de produtos/serviços | |||
Variação da demanda | |||
Visibilidade (contato com o consumidor) |
Passo 1
Beleza, vamos resumir o que a questão está pedindo. A gente tem que analisar como o modelo dos 4 Vs (Volume de produção, Variedade de produtos/serviços, Variação da demanda e Visibilidade) se aplica ao BRT (Bus Rapid Transit) em Brasília. Ou seja, vamos olhar para cada um desses aspectos e decidir se eles são Altos ou Baixos na oferta de serviços do BRT.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o que cada um dos 4 Vs significa:
- Volume de operação: Quantidade de serviços ou produtos que são produzidos ou oferecidos.
- Variedade de produtos/serviços: Quantos tipos diferentes de serviços ou produtos são oferecidos.
- Variação da demanda: Como a demanda por esses serviços muda ao longo do tempo.
- Visibilidade (contato com o consumidor): Quanto os consumidores veem e interagem diretamente com o serviço.
Passo 3
Agora, vamos aplicar cada um desses conceitos ao BRT em Brasília:
-
Volume de operação: O BRT geralmente opera com um grande número de ônibus em horários frequentes para atender muitos passageiros diariamente. Logo, o volume de operação é Alto.
-
Variedade de produtos/serviços: O BRT oferece basicamente o serviço de transporte público. Não há muita diversidade em termos de tipos de serviços. Portanto, a variedade de serviços é Baixa.
-
Variação da demanda: A demanda por transporte público pode variar durante o dia, com picos em horários de entrada e saída do trabalho, por exemplo. Isso indica que há Variação da demanda.
-
Visibilidade (contato com o consumidor): Os usuários interagem diretamente com o serviço, seja comprando passagens, entrando nos ônibus ou usando aplicativos para informações. Isso faz com que a visibilidade seja Alta.
Resposta
Características da produção | Alto(a) | Baixo(a) |
---|---|---|
Volume de operação | ✔️ | |
Variedade de produtos/serviços | ✔️ | |
Variação da demanda | ✔️ | |
Visibilidade (contato com o consumidor) | ✔️ |