Encontre a velocidade angular da rotação da Terra por seu próprio eixo. Dado raio da Terra
.
(RESP.:
)
Passo 1
Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente precisa encontrar a velocidade angular com que a Terra gira em torno do próprio eixo. Isso está ligado à matéria de Cinemática Rotacional. Para resolver, vamos usar algumas fórmulas de movimento circular e converter unidades quando necessário.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o que é velocidade angular. Ela representa o quanto o ângulo está mudando por unidade de tempo e é medida em radianos por segundo (
). A fórmula para a velocidade angular (
) é:
Onde
é o período de rotação, ou seja, o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do próprio eixo.
Passo 3
Sabemos que a Terra leva aproximadamente 24 horas para completar uma rotação. Mas precisamos converter esse tempo para segundos, porque a velocidade angular está em rad/s.
Então,
.
Passo 4
Agora, vamos substituir o valor de
na fórmula da velocidade angular:
Passo 5
Fazendo o cálculo:
Resposta
A velocidade angular da rotação da Terra por seu próprio eixo é aproximadamente
.
Exercícios relacionados
Duas ondas senoidais são descritas por
200)t] e
, onde
e
estão em metros e
está em segundos. Quando as duas ondas são
combinadas, é produzida uma onda progressiva. Determine (a) a amplitude, (b) a velocidade e © o comprimento de onda da onda progressiva.
combinadas, é produzida uma onda progressiva. Determine (a) a amplitude, (b) a velocidade e © o comprimento de onda da onda progressiva.
Duas ondas propagando-se em sentidos opostos produzem uma onda estacionária. As funções de onda individuais são:
e
, onde
e
estão em centímetros. (a) Encontre o deslocamento máximo de uma partícula do meio em
. (b) Encontre as posições dos nós e dos antinós.
Efeito Doppler. Considere uma fonte de luz em movimento ao longo do eixo
com velocidade
para a direita em um referencial (S). Neste referencial há dois detectores em repouso sobre o eixo
, um deles à direita da fonte e outro à esquerda da fonte em um dado instante.
Considere o referencial que acompanha a fonte de luz. Vamos chamá-lo referencial (Sa) determine o instante e a posição, no referencial (Sb) considerando o máximo subsequente (que sai da fonte no instante , onde
é o período da onda eletromagnética), determine o instante e a posição, no referencial ( S c) usando a transformação de Lorentz, determine os instantes em que o primeiro e o segundo máximos são detectados em cada um dos detectores, de acordo com o referencial (S). Em cada detector, a diferença entre estes instantes corresponde ao período da radiação no referencial do detector. Veja que este período não é o mesmo que o período no referencial da fonte. Expresse a frequência da radiação em cada detector como função da frequência no referencial da fonte. Veja que no detector
que observa a fonte se aproximando, a frequência é maior (desvio para o azul) e no detector que observa a fontes se afastando, a frequência é menor (desvio para o vermelho).
Considere o referencial que acompanha a fonte de luz. Vamos chamá-lo referencial (Sa) determine o instante e a posição, no referencial (Sb) considerando o máximo subsequente (que sai da fonte no instante
que observa a fonte se aproximando, a frequência é maior (desvio para o azul) e no detector que observa a fontes se afastando, a frequência é menor (desvio para o vermelho).
Compare os enunciados de Kelvin-Planck e de Clausius a respeito do segundo princípio.