A energia de rede de um sólido cristalino depende principalmente da carga e do tamanho dos íons. Para uma mesma carga, quanto menores são os íons, maior é a liberação de energia ao se formar a rede cristalina. Sugira uma explicação para este fato.

Passo 1

Então, o que a gente tem aqui é uma questão sobre energia de rede em sólidos cristalinos. O enunciado diz que a energia de rede depende principalmente da carga e do tamanho dos íons. E para íons com a mesma carga, quanto menores eles são, maior é a liberação de energia quando a rede cristalina se forma. A gente vai precisar entender o que é energia de rede, como as cargas e os tamanhos dos íons influenciam nessa energia, e por que íons menores liberam mais energia na formação da rede.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é energia de rede. Energia de rede é a energia liberada quando íons gasosos se combinam para formar um sólido cristalino. Ela depende das forças de atração entre os íons de cargas opostas.

Passo 3

Agora, vamos falar sobre a influência da carga dos íons. Quanto maior a carga dos íons, maior é a força de atração eletrostática entre eles. Isso significa que íons com cargas maiores vão liberar mais energia quando se juntam para formar a rede cristalina.

Passo 4

Mas a questão aqui fala sobre íons com a mesma carga, então a gente precisa focar no tamanho dos íons. Íons menores têm uma distância menor entre seus núcleos quando estão na rede cristalina.

Passo 5

A força de atração eletrostática entre os íons é descrita pela Lei de Coulomb, que é dada por:
Onde é a força de atração, e são as cargas dos íons, é a distância entre eles, e é a constante de Coulomb.

Passo 6

Vendo a fórmula, a força de atração aumenta à medida que a distância diminui. Então, se os íons são menores, eles ficam mais próximos uns dos outros, aumentando a força de atração entre eles.

Passo 7

Com uma força de atração maior, mais energia é liberada quando a rede cristalina se forma. Isso explica por que íons menores, com a mesma carga, liberam mais energia ao formar a rede cristalina.

Resposta

Íons menores com a mesma carga ficam mais próximos uns dos outros na rede cristalina, aumentando a força de atração eletrostática entre eles. Essa maior atração resulta em uma liberação maior de energia durante a formação da rede cristalina.

Exercícios relacionados

Qual o máximo de gramas de (massa molar ) podem ser dissolvidos em de água a sem formação de precipitado? (Dados: constante do produto de solubilidade para o é ). [Resposta: gramas de hidróxido de ferro]
O valor de para o hidróxido de ferro (III) é a . Calcule a solubilidade molar (concentração ) de em água nessa temperatura. [Resposta: ]
A solubilidade do a é , a é e a é . Qual seu produto de solubilidade em cada temperatura? Compare os valores de produto de solubilidade obtidos. [Resposta: ; com a diminuição da temperatura aumenta o valor do , de para aumenta 2,4 vezes, de para aumenta 1,4 vezes, e de para vezes]
Nos pares de sais abaixo, para qual você espera que será necessária uma maior energia para separar os íons? Explique suas respostas: CaO ou CaS.