Um engenheiro utiliza um componente eletrônico cujo tempo de vida (anos) é uma variável aleatória contínua com distribuição exponencial com média 18 meses. (a) Encontre o tempo de vida que um componente típico tem de certeza de exceder esse tempo . (b) Se cinco componentes forem vendidos a um fabricante, encontre a probabilidade de que pelo menos um deles tenha um tempo de vida menor que anos (probabilidade de pelo menos um componente tem uma vida útil menor que anos)

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado fala sobre a vida útil de um componente eletrônico que segue uma distribuição exponencial com média de 18 meses (que é 1,5 anos). Vamos usar conceitos de estatística relacionados a distribuições exponenciais para resolver as duas partes do exercício.

Passo 2

Primeiro, precisamos entender a distribuição exponencial. Ela é usada para modelar o tempo entre eventos em um processo de Poisson, como a vida útil de componentes eletrônicos. A média dessa distribuição é anos. A taxa da distribuição exponencial é o inverso da média:

Passo 3

Para a parte (a), queremos encontrar o tempo de vida tal que há 60% de certeza de que um componente típico exceda esse tempo. Em termos de probabilidade, isso é:
Sabemos que para a distribuição exponencial:
Então, igualamos e resolvemos para :

Passo 4

Vamos resolver a equação:
Substituindo :

Passo 5

Agora, para a parte (b), queremos encontrar a probabilidade de que pelo menos um dos cinco componentes tenha uma vida útil menor que anos. Isso é equivalente a:
Sabemos que , então:

Passo 6

Calculando:
Então,

Resposta

a) O tempo de vida é aproximadamente 0,766 anos.
b) A probabilidade de pelo menos um componente ter vida útil menor que anos é aproximadamente 92,22%.

Exercícios relacionados

Suponha que a probabilidade de um estudante universitário ter um carro no campus seja 0,30 . Uma amostra aleatória de 12 estudantes é retirada. Qual é a probabilidade de que pelo menos 4 tenham um carro no campus? (a) Trabalhe o problema como um binômio. (b) Aproxime a probabilidade usando a normal padrão. © Compare os resultados do item (a) e (b) e conclua se a aproximação é razoável.
Os exercícios devem ser entregues na próxima aula, escritos à mão. Caso não sejam entregues, ficarão com 4 faltas. Se tiverem dúvidas, por favor, envie e-mail para agendarmos um horário ok?
Uma empresa tem uma política de aposentar os equipamentos da empresa após um certo tempo de utilização. Essa política analisa o tempo de uso, finalidade do uso, local e outras características. A distribuição do tempo de uso para o tipo de equipamento é em forma de sino e tem uma média de 51 meses e um desvio padrão de 7 meses. Usando a regra ; qual é a porcentagem aproximada de carros que permanecem em serviço entre 30 e 37 meses?
Regra empírica: A regra empírica é utilizada para determinar a porcentagem de valores observados que se enquadram em um número específico de desvios padrão da média. Ela afirma que dos dados se enquadram em 3 desvios padrão da média, se enquadram em 2 desvios padrão da média e se enquadram em 1 desvio padrão da média.
Karim joga uma moeda honesta 84 vezes. Calcule a probabilidade de que a moeda caia cara mais de 50 vezes, usando (a) a distribuição exata; (b) uma aproximação normal adequada (use o fator de correção).
Seja uma v.a. com distribuição normal padrão. Encontre:
(a) (Resp: 0,3849 )