Escreva as equações químicas para as reações de neutralização que correspondem à formação dos seguintes sais em solução aquosa. Em cada caso, determine o estado de oxidação (também conhecido como número de oxidação - NOX) dos cátions e ânions nos compostos. DICA: Utilize as tabelas de cátions e ánions disponíveis no Moodle.
c) Cloreto de manganês(II)
c) Cloreto de manganês(II)
Passo 1
Vamos lá! Temos um exercício de química que pede para escrever a equação química da reação de neutralização que forma o cloreto de manganês(II) em solução aquosa. Além disso, precisamos descobrir os estados de oxidação (NOX) dos cátions e ânions nesse composto. Para resolver isso, vamos precisar entender o que são reações de neutralização, identificar os reagentes envolvidos e saber calcular os estados de oxidação dos elementos.
Passo 2
Primeiro, vamos relembrar o que é uma reação de neutralização. É uma reação entre um ácido e uma base que resulta na formação de um sal e água. No nosso caso, queremos formar o cloreto de manganês(II) (MnCl₂), então precisamos identificar qual ácido e qual base vão reagir para formar esse sal.
Passo 3
O cloreto de manganês(II) possui o íon manganês com carga +2 (Mn²⁺) e o íon cloreto com carga -1 (Cl⁻). O ácido que fornece o íon cloreto é o ácido clorídrico (HCl), e a base que fornece o íon manganês(II) é o hidróxido de manganês(II) (Mn(OH)₂).
Passo 4
Agora, vamos escrever a equação da reação de neutralização entre o hidróxido de manganês(II) e o ácido clorídrico:
Nessa equação:
- Mn(OH)₂ é a base.
- HCl é o ácido.
- MnCl₂ é o sal formado.
- H₂O é a água formada.
Passo 5
Por fim, vamos determinar os estados de oxidação dos elementos no cloreto de manganês(II):
- Manganês (Mn): +2 (indicado pelo número romano II no nome do sal).
- Cloro (Cl): -1 (os ânions Cl⁻ sempre têm essa carga).
Resposta
A equação química da reação de neutralização que forma o cloreto de manganês(II) é:
Os estados de oxidação são:
- Manganês (Mn): +2
- Cloro (Cl): -1