Escrever as formulas  estruturais  simplificada dos seguintes compostos
A= metano
B= hexano
C= propeno
D= but-1-eno
E= but-2-ino
F= pent-2-ino
G= ciclo-hexano
H= ciclo-hexeno

Passo 1

Beleza, galera! Hoje a gente vai resolver um exercício sobre química orgânica, mais especificamente sobre como escrever as fórmulas estruturais simplificadas de alguns compostos. Para isso, vamos precisar entender como identificar e representar cada tipo de composto com suas ligações químicas. Vamos usar o conhecimento básico de química orgânica para desenhar essas estruturas de forma simplificada.

Passo 2

Vamos começar com o metano (A). O metano é o hidrocarboneto mais simples, pertencente à família dos alcanos. Alcanos são compostos que possuem apenas ligações simples entre os átomos de carbono. O metano tem um único carbono ligado a quatro hidrogênios. Então, a fórmula estrutural simplificada fica assim:
CH4

Passo 3

Agora, vamos para o hexano (B). O hexano é um alcano com seis átomos de carbono. Como é um alcano, todas as ligações entre os carbonos são simples. Podemos representar o hexano com uma cadeia linear de seis carbonos, cada um ligado ao número de hidrogênios necessário para completar as ligações:
CH3-CH2-CH2-CH2-CH2-CH3

Passo 4

Seguimos para o propeno ©. O propeno é um alceno, o que significa que ele possui pelo menos uma dupla ligação entre os carbonos. No caso do propeno, temos três carbonos com uma dupla ligação entre dois deles:
CH2=CH-CH3

Passo 5

Vamos para o but-1-eno (D). Este é também um alceno, mas com quatro carbonos e a dupla ligação começando no primeiro carbono. A estrutura fica assim:
CH2=CH-CH2-CH3

Passo 6

Agora, o but-2-ino (E). Esse composto é um alquino, ou seja, possui uma tripla ligação entre os carbonos. No but-2-ino, a tripla ligação está entre o segundo e o terceiro carbono:
CH3-C equiv C-CH3

Passo 7

Seguimos para o pent-2-ino (F). É um alquino com cinco carbonos de cadeia, e a tripla ligação está entre o segundo e o terceiro carbono:
CH3-C equiv C-CH2-CH3

Passo 8

Vamos para o ciclohexano (G). O ciclohexano é um cicloalcano, ou seja, é um ciclopentano com seis carbonos formando um anel, e todas as ligações entre os carbonos são simples:
(Imagine um hexágono com cada vértice representando um átomo de carbono, todos ligados a hidrogênios) áéáê
C6H12

Passo 9

Por fim, temos o ciclohexeno (H). Esse composto é um cicloalceno, o que significa que além do anel de seis carbonos, ele possui uma dupla ligação entre dois desses carbonos:
(Imagine um hexágono com uma das laterais representando uma dupla ligação) áçã
C6H10

Resposta

Aqui estão as fórmulas estruturais simplificadas dos compostos solicitados:
A) Metano:
CH4
B) Hexano:
CH3-CH2-CH2-CH2-CH2-CH3
C) Propeno:
CH2=CH-CH3
D) But-1-eno:
CH2=CH-CH2-CH3
E) But-2-ino:
CH3-C equiv C-CH3
F) Pent-2-ino:
CH3-C equiv C-CH2-CH3
G) Ciclohexano:
C6H12
(Representação de um hexágono com ligações simples)
H) Ciclohexeno:
C6H10
(Representação de um hexágono com uma dupla ligação)

Exercícios relacionados