Uma esfera metálica de raio é aquecida em um forno a uma temperatura , retirada e colocada para resfriar a uma temperatura ambiente por convecção e radiação. emissividade da superfície externa da esfera é , e a temperatura das superfícies ao redor é #{sm} Com uma condutividade térmica variável e uma transferência de calor unidimensional transiente, expresse a formulação matemática (equação diferencial e condições inicial e de contorno) desse problema de condução de calor. Não resolva o problema.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado fala sobre uma esfera metálica que está esfriando por condução de calor, convecção e radiação. O conteúdo que vamos usar aqui é de condução de calor em regime transiente, ou seja, quando a temperatura varia ao longo do tempo. Para resolver isso, vamos precisar entender a equação da condução de calor em coordenadas esféricas, considerar a condutividade térmica variável e incluir os efeitos da convecção e radiação na superfície da esfera.

Passo 2

Primeiro, vamos montar a equação diferencial que descreve como a temperatura varia dentro da esfera ao longo do tempo. Como a esfera tem simetria radial, usamos coordenadas esféricas e consideramos que a transferência de calor ocorre apenas na direção radial. A equação geral da condução de calor em regime transiente para coordenadas esféricas com condutividade térmica variável é:
Aqui:
  • é a densidade do material,
  • é a capacidade térmica específica,
  • é a temperatura,
  • é o tempo,
  • é a coordenada radial.

Passo 3

Agora, precisamos definir a condição inicial, que é o estado de temperatura da esfera antes de começarmos a observar o resfriamento. Segundo o enunciado, a temperatura inicial da esfera é . Então, a condição inicial é:
Isso significa que, no tempo inicial , toda a esfera está na temperatura .

Passo 4

Em seguida, vamos estabelecer a condição de contorno na superfície da esfera ( ). Aqui, o calor está sendo perdido tanto por convecção quanto por radiação para o ambiente a uma temperatura . A transferência de calor por convecção é dada por , onde é o coeficiente de transferência de calor por convecção. A transferência por radiação é dada por , onde:
  • é a emissividade da superfície,
  • é a constante de Stefan-Boltzmann.
Então, a condição de contorno fica:
Isso relaciona o fluxo de calor na superfície com as perdas por convecção e radiação.

Resposta

A formulação matemática do problema é dada pela seguinte equação diferencial e condições:
Equação Diferencial:
Condição Inicial:
Condição de Contorno na Superfície ( ):
Essas expressões modelam como a temperatura dentro da esfera varia no tempo devido à condução de calor, considerando as perdas por convecção e radiação na superfície.

Exercícios relacionados

O aumento de pressão através de uma bomba pode ser afetado pela densidade do fluido , pela velocidade angular , pelo diâmetro do impulsor , pela taxa volumétrica e pela viscosidade do fluido . Encontre os grupos adimensionais pertinentes, de modo que e apareçam cada um em apenas um grupo.
Considere agora a placa da base de um ferro de passar de 800 W , espessura cm , área da base e condutividade térmica . A superfície interna da placa está sujeita a um fluxo de calor uniforme gerado pela resistência do ferro, enquanto a superfície externa perde calor para o meio com , por convecção. Considerando que o coeficiente de TC por convecção é e desprezando a perda de calor por radiação. Avalie as temperaturas nas superfícies interna ( ) e externa ( ).
Resp:
A frequência funcional de uma corda esticada é uma função do comprimento da corda L, seu diâmetro D, da massa específica e da força de tração aplicada T. Sugira um conjunto de parâmetros relativos a essas variáveis. Para esse caso, escolha como variáveis repetidas: e massa específica.
Fornos de convecção operam com base no princípio de promover convecção forçada em sua câmara interna com um ventilador. Um bolo pequeno deve ser assado em um forno quando o dispositivo convectivo está desativado. Nesta situação, o coeficiente convectivo por convecção natural associado ao bolo e à sua forma é de hnat . O ar no interior do forno e as superfícies internas do forno encontram-se a . Determine o fluxo térmico para a forma do bolo e sua massa quando eles são colocados no forno a uma temperatura inicial de . Se o dispositivo convectivo for ativado, o coeficiente convectivo por convecção forçada passa a ser de hfor . Qual é o fluxo térmico na massa ou na forma se o dispositivo convectivo estiver ativado? Considere um valor para a emissividade da massa do bolo e sua forma de 0,97. Compare e discuta os resultados. Você chegou em resultados negativos? Por que você acha que isso ocorre? Resp: Convecção natural q