Uma esfera metálica tem carga elétrica negativa de valor igual a . Sendo a carga do elétron igual a , determine quantos elétrons em excesso possui a esfera?

Passo 1

Então, vamos lá! A gente tem uma esfera metálica com uma carga elétrica negativa de C. A tarefa é descobrir quantos elétrons a mais estão nessa esfera. Para isso, vamos usar o conceito de carga elétrica e a carga de um elétron, que é C. Basicamente, vamos dividir a carga total pela carga de um elétron para encontrar o número de elétrons extras.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que a carga total da esfera é resultado do excesso de elétrons. Cada elétron tem uma carga negativa, então o número de elétrons extras é igual à carga total dividida pela carga de um único elétron.

Passo 3

A fórmula para encontrar o número de elétrons é:
Onde:
  • é a carga total da esfera.
  • é a carga de um elétron.

Passo 4

Agora, vamos substituir os valores na fórmula:

Passo 5

Fazendo a divisão:

Resposta

A esfera possui aproximadamente elétrons em excesso.

Exercícios relacionados

Uma carga pontual de está no centro de uma superfície gaussiana esférica de raio igual a 15 cm . Qual é o campo elétrico na superfície da gaussiana? Se a esfera tivesse raio de 20 cm , qual seria o valor do campo elétrico na sua superfície?
Usando o fator integrante como método de solução de uma EDO linear, resolva os seguintes problemas: No reator regenerador de Chernobyl ocorria a conversão de urânio 238 relativamente estável no isótopo plutônio 239. Após 15 anos transcorridos do acidente determinou-se que da quantidade inicial, , de plutônio desintegrou-se. Ache a meia-vida desse isótopo se a taxa de desintegração for proporcional à quantidade remanescente. ( posição referente ao nome do aluno na lista de chamada).
Faça um esboço das linhas de força elétrica e das superfícies equipotenciais dos objetos carregados a seguir: Uma carga pontual positiva.
Uma carga de está no centro de um cubo de de aresta. a) Determine o fluxo elétrico através da superfície do cubo.